terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Receita Federal divulga medidas para facilitar envio da declaração do IR

A Receita Federal divulgou nesta segunda-feira (12) uma série de medidas para facilitar o envio da declaração do Imposto de Renda a partir de 2012. Entre as mudanças, estão a simplificação do pagamento de tributos de importação e exportação e mais agilidade no envio do documento para o acerto anual de contas com o Leão.
A principal alteração diz respeito à declaração simplificada e valerá, por enquanto, somente para pessoas físicas com uma fonte de rendimento e que não tenham deduções extras, como gastos com saúde e educação. A estimativa é de que 70% dos contribuintes se enquadrem nesse perfil.
A partir de 2014, essa parcela da população não precisará mais baixar um arquivo para preencher a ficha de declaração anual. A própria Receita Federal vai emitir um formulário com dados cadastrais, patrimoniais e de rendimentos já preenchidos e o contribuinte apenas precisará confirmar ou alterar as informações.
Outra medida adotada possibilitará o pagamento dos tributos chamados aduaneiros – de exportação e importação – com cartões de crédito e débito, a partir de junho de 2012. 
Com a mudança, quando uma mercadoria chegar ou estiver saindo do país, por exemplo, o valor do imposto será calculado na hora e pago em um terminal bancário da receita que será implantado em portos e aeroportos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário