sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

15 ANOS DA PRINCESA FM NAS ONDAS DO RÁDIO...

Hoje, temos motivos para comemorar um grande feito. A nossa primeira estação de rádio completa quinze anos, alegrando, informando, instruindo, educando, divertindo e evangelizando a nossa gente e outros ouvintes da circunvizinhança.
Nada aparece de repente, é necessária a vontade e a disposição de fazer algo em prol da sociedade. Inteligência, talento, entusiasmo, ousadia, visão de futuro, ideia, força de vontade, empenho, determinação, persistência, perspicácia, diligência, esforço, trabalho, dinamismo e liderança são os ingredientes que os obstinados usam para proporcionar oportunidades de crescimento de uma comunidade.
A semente plantada, com muito arrojo e dificuldade, brotou, cresceu e frutificou. A Princesa do Vale cumpre, diariamente, o compromisso assumido com a família coreauense. Isto tem nome: lealdade e comprometimento com o desenvolvimento de Coreaú.
Essa realidade, que os coreauenses tanto se orgulham, é fruto da tenacidade de um sacerdote, que, há quinze anos, está à frente da Paróquia, o tão conhecido Padre João Batista Nery de Abreu.
Mas nada se faz sozinho, outros braços foram necessários para edificar uma obra de grande alcance comunitário como esta. Para tanto se tornou imprescindível motivar a população para que a conjunção de esforços possibilitasse o sucesso da ação encetada. O povo motivado entendeu a grandeza desse intento, que se tornou coletivo. Assim, nasceu a Rádio Princesa do Vale FM Comunitária.
Uma retrospectiva da história da comunicação em nossa terra nos parece pertinente. Emancipada em 1870, no decorrer de 1871, foi instalada a Agência Postal. Portanto, de 1871 até 1928, a velha Palma tinha apenas um canal de comunicação o Correio e o instrumento de troca de informações era a correspondência escrita, a tão conhecida carta.  Em 29 de abril de 1928, surge O Palmense, primeiro jornal da cidade, que passou a veicular as notícias locais e de outros recantos.
A década de 1930 proporcionou a nossa gente três equipamentos de comunicação: o telégrafo, em 1931, arrojada luta do coreauense Dr. Raimundo Gomes; depois vieram o primeiro Receptor de Rádio (o conhecido rádio do padre), em 1938, e a “Amplificadora Palmense” (data não conhecida oficialmente, mas a oralidade refere-se a 1939), estes dois veículos de informação foram adquiridos pelo dinâmico vigário da época, Padre Antônio Ivan de Carvalho. Outros serviços de autofalantes (“amplificadoras” ou ‘radiadoras’) foram implantados entre as décadas de 1940 a 1990, uns pela Paróquia, outros pelo Município.
Os primeiros sinais de TV foram captados no ano de 1970, em plena empolgação da Copa do Mundo. Na data de 17/1/1978, chegou a Coreaú a telefonia, através do Sistema de Monocanal.
No dia 3 de dezembro de 1996, foi fundado o Instituto de Radiodifusão de Desenvolvimento Comunitário de Coreaú, que ensejou a instalação da querida Rádio Princesa do Vale. Coreaú passou, então, a falar pelas ondas do rádio.
Com ufania, Coreaú festeja esta marcante conquista. No ensejo, queremos parabenizar a Comunidade Coreauense, ao Padre Nery, fundador e diretor geral desse expressivo empreendimento, o diretor administrativo Mário Portela, os comunicadores de hoje e de ontem, bem como todos os colaboradores da falante Princesa.

Fortaleza, 15 de dezembro de 2011
Leonardo Pildas

Nenhum comentário:

Postar um comentário