segunda-feira, 19 de março de 2012

missas celebradas hoje por todo o Ceará no Dia de São José

No dia de São José o cearense tem diversas opções de missa. As celebrações que festejam o dia do padroeiro do Estado acontecem em várias igrejas e em horários diversos. Na Catedral, quatro missas serão rezadas. A primeira às 8h30min da manhã é dedicada aos idosos e doentes. “Lá, ofertamos um caldo de carnes para que eles façam uma refeição”, explicou o padre Clairton Alexandrino Oliveira, pároco da igreja.
Após a primeira missa, mais três celebrações ocorrem na Sé, em horários diversos. Ao final, após a última celebração, haverá a procissão de São José, que começa às 17 horas e será seguida de uma missa solene presidida por dom José Antonio Aparecido , arcebispo de Fortaleza.
No interior do Estado, festas são realizadas desde o dia 10 de março em razão de homenagear o santo.
É o caso do município de Acarape. Lá, o tema da festa é “São José, a fé em teu filho, faz a saúde se difundir sobre a terra”. Uma celebração será realizada hoje na localidade.

Feriado santo
A importância de São José para a Igreja Católica é explicada pelo padre Clairton Alexandrino. “São José é o santo do silêncio, o homem que tinha obediência à palavra de Deus, e mesmo nas horas mais delicadas de sua vida, ele não exigiu provas para o que Deus dizia”.
A ligação entre o santo e crença na prosperidade trazida pela chuva, de acordo com o padre, tem origem na passagem do equinócio, um fenômeno de distribuição igual de luz solar nos dois hemisférios, que possibilita maior incidência de chuvas no Sul. “Como os festejos de São José coincidem com o período, a tradição popular associou o santo ao inverno”, explicou. Ele disse ainda, que os santos são os intercessores do povo junto a Deus, é que se as graças pedidas são ocorrências positivas, não há nada que impeça que se continue a tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário