Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior, nos últimos cinco anos, foram registrados 10 casos de arrombamentos, assalto ou furto aos fóruns do Estado. Apenas este ano, cinco fóruns já foram roubadas. Em 2007, em um só caso, 20 armas foram levadas na cidade de Juazeiro do Norte.
Para tentar diminuir o problema, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará iniciou, em 2000, o recolhimento de armas para destruição. Até 2010, foram destruídas 7.950. No período de 2009 a 2010, foram incineradas 3.098 armas atendendo aos preceitos legais, conforme prevê o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Ministério Público do Estado do Ceará determinou a criação do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência do Ministério Público (NUSIT), que assumiu a responsabilidade de desenvolver e instituir políticas de segurança para Promotores e Procuradores de Justiça no Estado do Ceará, assim como, segurança de recursos humanos, segurança do material e a segurança de áreas e instalações.
Umirim
O Fórum de Umirim, no norte do Ceará, foi assaltado na madrugada desta segunda-feira (10). De acordo com a polícia, os assaltantes teriam arrombado os cadeados do Fórum, usando alicates. Durante a ação, o vigilante do local foi rendido e trancado no banheiro. A polícia ainda não sabe o que foi roubado do Fórum.
Palmácia
Na última quinta-feira (6), bandidos arrombaram o Fórum de Palmácia e levaram dinheiro, armas e drogas apreendidas. Os bandidos vasculharam várias salas, provavelmente em busca das armas.
Chorozinho
O Forúm da cidade de Chorozinho foi surpreendido na madrugada do dia 28 de setembro, pela ação de cinco bandidos armados que renderam o vigia e em seguida o amarraram. Os homens roubaram bens apreendidos em processos penais, dentre os quais estavam drogas, armas e até quantia em dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário