terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sob pressão, Câmaras rejeitam aumento do número de vereadores

Abaixo-assinados, correntes na internet e outras formas de mobilização popular têm levado algumas cidades a rejeitar o aumento do número de vereadores, na contramão da tendência nacional de inchaço das Câmaras. Os municípios têm até a metade de 2012 para decidir se aumentam o número de vagas nos Legislativos, com base no crescimento da população e numa emenda constitucional aprovada em 2009.
A Confederação Nacional dos Municípios divulgou estudo em que constatou que a maioria das cidades ou já aumentou suas vagas ou tem projeto para isso. De quase 2.000 municípios que têm condição de ampliar seus Legislativos, metade já havia modificado a lei para ampliar as vagas. É o caso de Fortaleza, cuja Câmara Municipal aprovou em agosto o aumento de vagas, dos atuais 41 para 43 vereadores.Em compensação, a Confederação identificou também uma minoria que rema na direção oposta. Das 2.153 cidades que podem ampliar as Câmaras, ao menos 356 já definiram que não farão isso. Em cinco delas, a pressão popular já fez os vereadores desistirem do aumento. Em Franca (SP) e Maringá (PR), a população lotou o plenário das Câmaras contra o aumento das vagas --nos dois casos, de 15 para 23. Os parlamentares recuaram.


LÁ VAI - Pra fala a verdade eu sou contra esse aumento no numero de vereadores,tudo bem que em cidades grandes o povo as vezes fica sem representantes em determinadas comunidades, agora dizer que em cidades pequenas esse aumento seja necessário ai eu não concordo,se é pra aumentar o numero de vereadores calangos que só balançam a cabeça pra as determinações de seus respectivos prefeitos é melhor deixar como está,o papel de um vereador é fiscalizar e lutar pelo povo denunciando o que está errado em suas cidades más não é o caso de muitos vereadores em cidades do interior onde prevalece a tirania,o nepotismo e chegando até exageros como existem em cidades do interior onde uma só pessoa pessoa acumulam até 14 cargos. ixe falei demais.

TÔ DE OLHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário