terça-feira, 23 de outubro de 2012


O tempo e sua mágica...



Érika Frota Monte Coelho Cristino
Foto de Fevereiro de 2010/Acervo do Centro da Memória de Coreaú

Por uma trama do destino, uma fortalezense de nascimento e filha adotiva da Princesa do Norte, a aristocrática Sobral, vai governar a Princesa do Vale do Coreaú, a velha Palma de honrosas tradições.
O tempo, experiente mago, cuidou de premiar essa terra tão sofrida com uma inusitada façanha eleitoral. Uma jovem senhora é eleita para comandar a municipalidade coreauense, com expressiva votação, sem que fosse diretamente votada. Tudo acontece na feliz terra de Palma...
Unidos por laços indissolúveis Érika e Chico Antônio compartilham tudo, até os louros ditados pelas urnas. Ele era o candidato natural, na reta final da campanha, por razões políticas, teve que abdicar de sua legítima pretensão. Usando a faculdade garantida pela lei eleitoral, dentro do prazo legal, indicou sua esposa para concorrer ao cargo de prefeito municipal da histórica Palma, sendo prontamente validada pela Justiça Eleitoral. Porém não havia mais possibilidade de alterações nos registros consignados nas urnas eletrônicas pertinentes às Seções Eleitorais de Coreaú. Permaneceram, então, os dados atinentes a ele: nome, número, partido e foto.  Todavia a votação seria atribuída à recém-candidata, legalmente registrada. Ele foi o mais votado, neste pleito, mas a eleita foi ela. Quanta singularidade, neste auspicioso momento da sempre venturosa Palma!
Como afirmei no artigo “COM ALEGRIA...”, publicado no Blog RM no Foco, edição de 08/10/12: “A mudança conquistada já começa com uma inédita inovação. No paço municipal, o novo mandato terá como vigas: o charme, o carisma, a clarividência, o talento, a destreza e a perspicácia do gênero feminino.” Que seja gratificante para Coreaú e seu povo.
A história não termina aqui, outros lances devem ser enfatizados neste relato. Essa jovem senhora terá como companheira de mando uma experiente senhora, nascida em Moraújo que, a época, pertencia a Coreaú. Ambas têm, em comum, um conjunto de características: são coreauenses e “Cristino de Menezes” por afinidade; são portadoras de instrução superior; seus esposos foram batizados com o nome do Santo de Assis e são parentes próximos; possuem experiência em relação ao serviço público.
O parentesco de seus esposos merece ser realçado, tendo em vista, a participação dos Cristino de Menezes na política municipal de Coreaú. Érika (prefeita eleita) casada com Francisco Antônio Meneses Cristino; Marlene (vice-prefeita eleita) casada com Francisco Cristino Moreira, respectivamente bisneto e neto de Antônio Cristino de Menezes, que governou a Palma por três mandatos. Saliente-se, dada à relevância da informação, que Francisco Cristino Moreira (Chico da Bomba) foi quatro vezes prefeito de Coreaú e Francisco Antônio Meneses Cristino (Chico Antônio) uma vez. Todos esses mandatos foram conquistados mediante votação eleitoral.
Por último, gostaria de dirigir-me à primeira prefeita de minha terra natal, para solicitar que a largueza desse seu sorriso gravado na foto estampada na inicial seja a marca de seu governo. No rastro desta crônica, sugiro que Vossa Senhoria, (Vossa Excelência, só após a posse), adote como divisa de sua administração a sentença latina: “Labore et honore” = “Com trabalho e dignidade”Para que a população de Coreaú possa proclamar, desde o primeiro dia de seu mandato até o último, a expressão bíblica contida no livro Cântico dos Cânticos, capítulo 2, versículo 12: “Apareceram as flores na nossa terra, voltou o tempo das canções...”.
Parabéns Dra. Érika Frota Monte Coelho Cristino! Sucesso nesta nobre e salutar jornada. Que sejam dias de muito trabalho, porém referto de alegrias e contentamento.
Chico Antônio, você foi o animador e comandante-mor desta saudável batalha, aceite o meu abraço de reconhecimento.
Nas alegrias deste momento festivo, cumprimento, igualmente, a Dona Marlene, bem como seu grupo político. Saúdo, ainda, todos os partidos coligados pela notável participação nesta arrojada contenda eleitoral.
Mas não esqueçam os grandes protagonistas desta Cruzada em prol do desenvolvimento de Coreaú foram os eleitores. Eles construíram, com o voto firme e consciente, a grande oportunidade de mudança nos métodos de administrar a coisa pública em Coreaú. Peço vênia para assinalar a força do voto expressa pelos distritos de Ubaúna e Araquém colunas mestras desta refulgente vitória.
Que Deus seja louvado! Que a Senhora da Piedade seja sempre venerada na gentil terra de Palma!

Fortaleza, 14 de outubro de 2012
Leonardo Pildas

Nenhum comentário:

Postar um comentário