segunda-feira, 29 de outubro de 2012


FORTALEZA - Roberto Cláudio é o prefeito eleito


pessebista deve exercer o mandato no período que vai de 1º de janeiro de 2013 até 31 de dezembro de 2016

Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra (PSB), 37 anos, será o próximo prefeito de Fortaleza. Ele foi eleito, ontem, para o período que começa no dia 1º de janeiro de 2013 e vai até 31 de dezembro de 2016 com um total de 650.607 votos, representando 53,02% contra 46,98% correspondente a 576.435 votos dados a Elmano de Freitas (PT). A apuração terminou pouco depois das 19 horas.


Natural de Fortaleza, Roberto Cláudio nunca havia ocupado ou mesmo disputado o cargo de chefe do Poder Executivo antes da eleição deste ano. A partir de janeiro, ele assume a administração da quinta capital do País 
FOTO: ALEX COSTA


Natural de Fortaleza, Roberto Cláudio nunca havia ocupado ou mesmo disputado o Poder Executivo antes da eleição deste ano. Ele se candidatou pela primeira vez a um cargo público nas eleições gerais de 2006. Na época filiado ao PHS, conquistou seu primeiro mandato para a Assembleia Legislativa do Ceará. Em 2010, Roberto Cláudio migrou para o PSB e disputou novamente o pleito proporcional, se reelegendo deputado estadual com 16.022 votos somente na Capital.
Ligado politicamente ao governador Cid Gomes (PSB), Roberto Cláudio preside atualmente a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A eleição deste ano foi a terceira da qual participou, sendo também a primeira na disputa majoritária. Apesar da experiência no Parlamento, o pessebista chegou a afirmar que foi na campanha da eleição majoritária que conseguiu compreender melhor os problemas enfrentados pela cidade.
Roberto Cláudio é médico sanitarista, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Morou nos Estados Unidos para se especializar em saúde pública pela Universidade do Arizona. Atualmente, mora em Fortaleza com a esposa, Carolina Bezerra, e suas duas filhas.

Campanha
Até conseguir ser eleito prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio enfrentou uma disputa intensa. No primeiro turno, eram dez candidatos na Capital: Elmano de Freitas (PT), Roberto Cláudio (PSB), Inácio Arruda (PCdoB), Heitor Férrer (PDT), André Ramos (PPL), Renato Roseno (PSOL), Valdeci Cunha (PRTB), Moroni Torgan (DEM), Francisco Gonzaga (PSTU) e Marcos Cals (PSDB). Roberto Cláudio aparecia entre as últimas colocações nas primeiras pesquisas e, ao longo da campanha, foi conquistando a liderança juntamente com Elmano de Freitas. Ficou em segundo lugar nas urnas, sendo eleito para o segundo turno.
A etapa seguinte do processo eleitoral foi marcada por uma disputa acirrada entre os dois candidatos. Com as pesquisas indicando empate técnico entre os prefeituráveis, ambos chegaram a reclamar de boatos e distribuição de panfletos apócrifos. O resultado foi algumas ações na Justiça. Apesar disso, os dois candidatos avaliaram a campanha do segundo turno como momento de aprofundamento das propostas e dos projetos políticos para a cidade de Fortaleza.
Nessa fase da disputa, Roberto Cláudio articulou novas alianças e conseguiu o apoio de quatro outros candidatos a prefeito no primeiro turno: Inácio Arruda, Moroni Torgan, André Ramos e Valdeci Cunha. Conseguiu ainda o apoio dos partidos que integraram a coligação do ex-postulante Heitor Férrer, o PDT e o PPS. Enquanto isso, Elmano de Freitas apostou no apoio de lideranças locais de seu partido, como o ex-presidente Lula e alguns ministros que integram o governo Dilma.

Chances
Tanto Elmano de Freitas quanto Roberto Cláudio foram ao segundo turno com chances reais de ser eleitos, protagonizando uma das disputas eleitorais mais disputadas da capital cearense. A abertura das urnas, ao final do dia, revelou o novo prefeito: Roberto Cláudio teve 53,02%, e Elmano teve 46,98% dos 1.227.042 votos válidos computados em Fortaleza.
O resultado das eleições na Capital revela ainda que 16,63% dos eleitores aptos a votar se abstiveram de ir às urnas, o que representa um total de 268.168 eleitores. Além disso, 2,51% do eleitorado, ou seja, 33.782 pessoas votaram branco. Já outras 83.169, que representam uma parcela de 6,19% do eleitorado, decidiram anular o seu voto neste segundo turno. Ao todo, foram 1.344.017 votos apurados nos 591 locais de votação instalados na cidade. O processo eleitoral envolveu ainda 16.672 mesários. No próximo mês de dezembro, Roberto Cláudio será diplomado como o 49º prefeito de Fortaleza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário