sábado, 10 de março de 2012

EM URUOCA JÁ FORAM CONFIRMADOS 50 CASOS DE DENGUE EM DOIS MESES

  Como já é de conhecimento de todos e postado inclusive por esta plataforma virtual, Uruoca está vivendo um dos piores surtos de dengue de toda sua história. Para reduzir a população do mosquito adulto, foram feitas a aplicação de inseticida através do “fumacê”, que deve ser empregado apenas quando está ocorrendo epidemias. Uma epidemia se caracteriza pela incidência, em curto período de tempo, de grande número de casos de uma doença, e isso em Uruoca com a dengue significou que apenas em dois meses foram registrados 50 casos confirmado da doença, incluindo ainda casos hemorrágicos. A atenção está voltada para o bairro Roberto Dourado - onde foram registrados uma das maiores taxas desses casos confirmados.
   
  Para resolver o problema da dengue em Uruoca não basta somente o fumacê (não estamos pondo em questão sua real importância), tem que se cortar o problema na fonte. E essa fonte chama-se lixo e água parada, e com as chuvas regulares, o último é um dos problemas mais preocupantes no momento.

- Saiba que em cada região do país há uma diferenciação nos criadouros do mosquito, Entenda melhor nos dados abaixo:

  •  No Norte e Sul, a maioria das larvas encontradas estavam em resíduos de lixo. Nos municípios do Norte 44% dos imóveis tinham larvas no lixo, por exemplo.
  • No Nordeste e Centro-Oeste os mosquitos encontrados estavam principalmente em reservatórios de água. No caso dos municípios do Nordeste, mais de 72% dos casos estavam em caixas de água, tambores e poços ligados ao abastecimento.
  • No Sudeste o problema da dengue está principalmente em depósitos domiciliares, ou seja,vasos, pratos, bromélias, ralos, lajes e piscinas
   Para conter a dengue, o Ministério da Saúde repassa os recursos para Estados e municípios, que definem quanto será investido no combate à doença, conforme o cenário local. Portanto, essa tarefa é dividida. Para que esse modelo funcione, as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) precisam estar articuladas. O ministério admite que esse é um trabalho de difícil execução e que não envolve apenas os setores de saúde, o que complica ainda mais o trabalho. Por isso que além do dever público, há uma cobraça pela conscientização da poupulação, para que ela evite os criadouros desse mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário