quarta-feira, 31 de julho de 2013

Oito municípios do Ceará terão votação biométrica


Aproximadamente 500 mil eleitores, representando oito dos 184 municípios do Ceará, vão votar no próximo pleito através de identificação biométrica, que é o reconhecimento da digital. O Eusébio é único município cearense que já possui esse tipo de identificação digital. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) está fazendo o recadastrando biométrico de eleitores de Aquiraz, Juazeiro do Norte, Sobral, Alcântaras, Forquilha, Crateús e Ipaporanga.

De acordo com a coordenadora de eleições do TRE, Edna Saboia, já foram revisados 140 mil títulos eleitorais no ano de 2013, o que equivale a 32% do eleitorado que deverá passar por esse processo no Estado, uma média de 436 mil pessoas. O total de eleitores a serem cadastrados na biometria representa somente 7% do eleitorado estadual.
Nas cidades que passarão a utilizar o sistema de biometria, o recadastramento está ocorrendo nas zonas eleitorais. Em Alcântaras e Forquilha, os eleitores deverão procurar a zona eleitoral de Sobral, enquanto o eleitorado de Ipaporanga se cadastrará em Crateús. Os demais eleitores farão o recadastramento biométrico nos seus respectivos municípios.
Em Aquiraz, Crateús e Ipaporanga, o prazo se encerra no dia 29 de novembro deste ano. Já Juazeiro do Norte, Sobral, Alcântaras e Forquilha farão o recadastramento até 13 de dezembro. Em 2014, o TRE só poderá retomar a revisão biométrica em novembro, após o período eleitoral, a depender de resolução do TSE, lembra Edna Saboia. O processo de recadastramento deve ser retomado apenas no ano de 2015.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário