terça-feira, 23 de julho de 2013

HISTÓRIAS DO GRUPO


Lembro-me muito bem dos tempos de escola, mais precisamente do Grupo Escola Vilebaldo Aguiar, lá pelos idos de 1978, sétima série, na minha terrinha natal: Coreaú/CE. O professor, o grande e inesquecível mestre professor Raimundo Nonato de Aguiar, popularmente conhecido como professor Aguiar, um amigo e um excelente profissional da educação, hoje ainda muito lúcido e de muito conhecimento, enérgico e de firme postura, que costumava aplicar aos seus alunos rebeldes e desobedientes determinados "castigos". 

Certa vez, um de nossos colegas, Valmir Lima, pessoa muito pacata, calada e de linguagem interiorana, saiu em ligeira defesa de um outro colega, Erivan Morais Ximenes, dado que este havia xingado o colega José Ribeiro. Ocorre que o professor só assistira o insulto de Valmir dirigido ao colega Erivan e este, por sua vez, muito ágil, dirigira-se ao professor como se vítima fosse; então o professor, para não ser injusto, puniu todos os envolvidos. O José Ribeiro ficou em pé do lado esquerdo do quadro negro; o Erivan, no canto direito, ambos de costas para a turma, e o Valmir Lima foi posto embaixo do Birô. 

O problema é que Valmir Lima era um rapaz muito alto e, ao ficar debaixo do birô, mesmo agachado, de tão apertado levantou o birô em suas costas em tom de ironia, ocasião em que a classe inteira sutilmente zombara daquela arrumação... Foi tão hilário que até o professor ficou desconsertado e pediu desculpas ao Valmir, mas nem por isso sua pena fora abolida, pois ele foi posto também de costas no outro canto da sala. Ou seja, o professor, naquele tempo, era respeitado, tinha autoridade de pai e ninguém levava essas notícias para casa, pois o aluno corria o risco de ser castigado novamente pelos pais. Naquele tempo o professor, além de educador, era respeitado tanto quanto os pais e, por outro lado, a sala de aula era considerada uma extensão de nossas casas, um lugar de respeito, de silêncio e de expressivas e elevadas aprendizagens.
Boa Vista/RR, julho/2013.

Jarbas Menezes de Albuquerque
Advogado e Fiscal da Sefaz/RR

Fonte:  Eliton Meneses 

Nenhum comentário:

Postar um comentário