quinta-feira, 11 de julho de 2013

Médicos viajam de avião para dar plantão em Sobral


Apesar da realização de concurso público, no ano passado, para o preenchimento de 1.641 vagas de trabalho no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, o problema da insuficiência de médicos parece ter atingido, também, o município. Todos os dias, médicos especialistas da capital cearense são levados, em voos fretados, à unidade de saúde, para darem plantão de 24 horas.
A relação dos aprovados na seleção foi divulgada em novembro do ano passado. Ao todo, 15.117 pessoas concorreram, entre cargos de nível médio, superior e gerência. No entanto, em funcionamento desde o início do ano, o hospital, construído pelo governo do Estado para atender toda a macrorregião Norte, opera com a necessidade do reforço do efetivo médico para atender à demanda. Entre as principais carências, está a especialidade de pediatria.
Ouvido pela reportagem do jornal Diário do Nordeste, o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, esclareceu que os profissionais atendem a seleções do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) - responsável pela gestão do hospital e que recebe recursos do governo do Estado- que traz médicos de várias cidades do Ceará e de outros estados. Sobre o custo do transporte, o secretário afirma que, normalmente, os profissionais vão por conta própria. "Eles podem residir em qualquer lugar, desde que cumpram a carga horária"
Para o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), José Maria Pontes, a medida, além de não ser a mais adequada, não resolve o problema da falta de profissionais nas cidades do Interior. Conforme explica, o salário pago está abaixo do esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário