quinta-feira, 21 de julho de 2011

ATÉ QUANDO? CARNE DE MOITA DE CAMOCIM E MATADOURO INTERDITADO VIRAM REPORTAGEM DA TV DIÁRIO.


O Telejornal Diário Regional, veiculado na manhã desta quinta-feira (21), através da Tv Diário, exibiu longa reportagem sobre o abate, o transporte e a venda da carne de moita no Mercado Público de Camocim, além da questão do matadouro, inaugurado em julho de 2010, após 2 anos de construção a passos de cágado, com verba originada mais uma vez dos cofres do governo do estado. Atualmente o matadouro encontra-se interditado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), devido a total falta de condições de funcionamento. Aliás, o matadouro nunca poderia ter sido inaugurado, pois desde sempre a prefeitura tinha conhecimento das regras que teria que obedecer para que o equipamento pudesse iniciar o abate de animais. 
O repórter Hilder Monção, com imagens de Abílio Pinheiro, ouviu reclamações da população, que teme por doenças que possam ser contraidas a partir do consumo de um produto que nem mesmo a vigilância sanitária do município sabe de onde vem. O mercado, segundo informações da prefeitura, que está em reforma (2 pedreiros e 1 servente), deveria ser entregue em 90 dias, o que era pra acontecido no último dia 11 de julho. As imagens mostram ainda carnes expostas com mosca varejeiras em pleno local de venda. A equipe ainda flagrou a chegada da carne em carroças e até em bicicletas, sem obedecer o básico das normas de  higiene. A situação, que sempre foi denunciada neste blog, e agora através de uma grande emissora de tv, expôs a todo o público um momento que sintetiza o descalabro promovido pela administração municipal em relação à carne consumida pelos camocinenses:
Quando perguntada sobre qual a posição da vigilância sanitária sobre o assunto, a Coodenadora do órgão afirmou que "não existe fiscalização, simplesmente porque não há veterinário na prefeitura".   Já o Prefeito Chico Vaulino, esse não quis gravar entrevista para a Tv Diário de jeito nenhum. Em nota, ele disse que a prefeitura não tem recursos suficientes para se adequar às normas exigidas pela ADAGRI . Ele disse ainda que será preciso fazer parcerias  para viabilizar a abertura do matadouro . 
Já o Ministério Público, através do Promotor Hugo Alves, afirmou que está marcada para esta quinta-feira (21) uma reunião, com a presença de um representante da ADAGRI e do Prefeito Chico Vaulino, onde possa ser estabelecido,  um prazo para que a Prefeitura execute as obras exigidas, coisa que já havia sido prometida antes, mas que nunca foi cumprida.  Agora tire as crianças da sala, porque a coisa é feia, e clique AQUI para conferir a reportagem que foi ao ar para o mundo inteiro na manhã de hoje. 
Pra finalizar, teve um momento no mínimo curioso durante a matéria: É que o Promotor disse que, enquanto a coisa não se resolver, a vigilância sanitária irá fiscalizar a carne que está sendo vendida no mercado. Agora fica a pergunta: Como é que vão fazer isso se a própria coordenadora do órgão admitiu que não há Veterinário na Prefeitura?


Camocim online

LÁ VAI - É engraçado ver nessa matéria o prefeito de Camocim falar que não existe recursos pra adequar o matadouro como a ADAGRI exigiu. querem saber por que engraçado vou dizer,ora se esse matadouro não estava adequado como é que esse prefeito inaugurou no ano passado me digam por favor.esses prefeitos de hoje são engraçados viu,mas deixando Camocim de lado vale apena assistir essa matéria pois lembra um pouco de um certo matadouro de uma cidade que começa com C..... que vários blogs de Coreaú mostraram a sujeira, e que o prefeito gasta dinheiro com shows caros e no outro dia a carne chega ao mercado em um carro que carrega lixo,será coincidência isso tudo meu povo.morro mas não digo onde é essa cidade.


TÔ DE OLHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário