segunda-feira, 2 de abril de 2012

Casas de detenção têm dia de tensão por conta da greve dos agentes peniteciários



O clima foi tenso durante todo o domingo nas Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPLs) de Itaitinga e Caucaia, por causa da greve dos agentes penitenciários do Estado. Pela manhã, em Itaitinga, grevistas fecharam a rua que dá acesso ao complexo penitenciário.
Alguns familiares de detentos foram impedidos de entrar para a visita. Depois, porém, a passagem foi liberada para os visitantes. Policiais do Batalhão de Choque impediram o avanço dos manifestantes em direção à CPPL e ao Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II).
Segundo o agente Silvano Pacífico, membro da Comissão de Mobilização e Negociação do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp-CE), os agentes foram impedidos pela Polícia de entrar nos presídios, inclusive os que estavam na escala de serviço. A intenção da categoria, segundo Pacífico, era garantir o mínimo de 30% do efetivo trabalhando, conforme prevê a lei.
Segundo informou a assessoria da Secretaria da Justiça (Sejus), não foi permitida a entrada dos agentes porque o Sindasp não enviou os nomes de quem iria trabalhar.
Manifestantes alegavam ainda que os policiais, que foram colocados para reforçar a segurança nos presídios, não teriam competência para revistar os visitantes.
Na CPPL de Caucaia, houve tumulto depois que cerca de 20 agentes se recusaram a deixar o prédio. Segundo a Sejus, os agentes fizeram barricada de colchões e trancaram as dependências do local. Após negociação entre a Sejus e o sindicato, os agentes foram retirados, sem confronto, e levados para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, sendo liberados à tarde.
Enquanto isso, centenas de mulheres aguardavam do lado de fora, impedidas de entrar para a visita. Segundo relatos, houve confronto com a Polícia, que usou spray de pimenta e balas de borracha para dispersar um grupo de mulheres que tentou forçar a entrada. Parte do portão foi arrancada.
A greve dos agentes penitenciários começou sábado, 31. A tensão aumentou na noite do mesmo dia, quando um agente e a presidente do Sindasp-CE, Socorro Marques, foram detidos após desentendimento entre sindicalistas e a direção do IPPOO II. Os dois foram levados para a delegacia de Maracanaú e liberados após prestarem depoimento. Segundo o Sindasp-CE, haveria uma reunião com a titular da Sejus, Mariana Lobo, ainda na noite de ontem. A assessoria de comunicação da Sejus, no entanto, não confirmou a informação. Os agentes prometem realizar manifestação hoje, às 9 horas, na sede da Sejus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário