sábado, 14 de abril de 2012

AGRICULTORES PERDERÃO 50% DA SAFRA EM 2012


Com a irregularidade na distribuição das chuvas no Estado, principalmente em algumas regiões, já está projetada a perda de 50% da safra agrícola pelo menos no Sertão Central e nos Inhamuns.

Com base nesse quadro de seca, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) reuniu, ontem, em encontro no órgão, representantes de várias secretarias do Estado para discutir medidas e apresentar propostas que serão encaminhadas ao Governador Cid Gomes para amenizar os efeitos dessa estiagem.
Entre os encaminhamentos propostos constam a antecipação dos repasses do "Garantia-Safra" para agricultores que tiveram perdas superiores a 50%; a colocação de carro pipa para o abastecimento de água em comunidades atingidas pela estiagem; a venda de milho a preço mínimo de custo; de ração animal com redução de preço; renegociação de todas as dívidas dos agricultores; e a criação de linhas de créditos emergenciais para atividades produtivas.
No Ceará, existem 242 mil agricultores e, atualmente, 181 municípios cearenses estão aptos a receber o "Garantia-Safra". Desses, 133 já assinaram o Termo de Adesão.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário