segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Nossos gestores, nossa cara!!!



Eleição após eleição... e quase sempre os mesmos “modos operandis” de fazer política. Analisando a História de nossa tão querida cidade, Coreaú-Ce, percebemos que muitos prefeitos e vereadores pintaram e repintaram o sete, isso mesmo, numa cidade tão pequena e atrasada quanto a nossa, por muitos anos vemos os senhores donos do “cajado” dominarem nossa cidade e fazerem dela o que bem quiserem, por isso temos um quadro econômico e social deixando a desejar. Quase nunca vemos políticos engajados na procura por melhorias para nosso povo, é bem verdade que existem exceções. Isso ainda me conforta!
Apresento-lhes então, a nossa situação política;
Caros leitores temos, uma História arraigada em valores tão escabrosos e tão atrasados que muitas vezes temos vergonha de nossa própria memória política. Temos uma História política viciada em compras de votos, onde os interesses pessoais quase sempre se sobrepuseram aos coletivos. Temos ainda uma câmara de vereadores tão passiva e “calejada” – estes [Vereadores] somem e só os vemos em tempos de eleição, detalhe, quase sempre apresentam suas candidaturas sem nenhuma proposta-, sujeita as vontades dos mandos e desmandos dos prefeitos, que não dá para fingir não enxergar e, indignar-se, na verdade o sentimento é de revolta, injustiça. Onde estão os projetos senhores vereadores direcionados ao bem comum de nossos cidadãos?
 Os políticos eleitos, isso desde início de nossa História, se fartaram e se fartam com toda a situação de ignorância da nossa gente. Gente essa, que nos comícios cantam, pulam, brigam, se odeiam e se amam, fazem alianças etc, tudo em nome de seus candidatos a fim de quando este tiver êxito nas eleições, garantir seu empreguinho na prefeitura. Ou ainda, dar uma quantia significativa de dinheiro, e põe significativa nisso. Agora, cabe ao eleitor e leitor pensar e questionar de onde vem tanto dinheiro? De onde vem tamanha “bondade” desses candidatos? Que interesses cada um apresenta? Por que não apresentam propostas? Por que se mostram dignos de nossos votos sem compra, livre das trocas de favores. É, meus caros, Coreaú ainda tem muito que evoluir. E se pensamos que todos os políticos são iguais, que em cidade pequena sempre acontece disso, que não podemos fazer nada para mudar essa situação, continuaremos alimentando um círculo vicioso e sustentando muitas famílias, estas cada vez mais poderosas e ricas, e toda sua parentela que há muito tempo, depende da prefeitura e da política para viver em Coreaú.
Diante disso, podemos dizer que enquanto muitos se fartam com toda essa situação coronelística, muitos outros, na verdade a o povo coreauense, sofre com descasos relacionados à saúde, péssimas condições de saneamento básico, moradia, infraestrutura, etc. Sabemos de uns poucos satisfeitos com a atenção que recebem dos nossos políticos, é uma atenção tão grandiosa que me pergunto o por quê? O que determinados cidadãos fazem para receberem um tratamento tão diferenciado, satisfatório? Outros se sujeitam as péssimas as condições sociais de nossa cidadezinha. Os fatos acorridos em nossa “terrinha” é de deixar qualquer um decepcionado e sem esperanças. Mas ainda que tudo isso ocorra, sempre haverá uma gota de esperança movida por um sentimento de renovação e luta.
Esse jeitinho coreauense de lhe dá com a política e suas relações precisam ser mudadas, para o bem comum da cidade e, não somente de uns poucos, e nem tão poucos assim! Corruptos e corruptores da verba pública, verba essa que deveria ser empregada em ações que visem melhoria de nosso povo. Isso não e novidade para ninguém. É chegada a hora de dizer BASTA! Estamos cansados de tamanho atraso, desses chefes políticos [ainda bem que não são todos!] que não tem nenhuma competência, nem formação para gerir nossa cidade. Vamos dar um basta nesse espetáculo circense envolvendo Coreaú e o interesse da população. O espetaculoso mesmo seria ver nossa gente participando, entendendo e tentando mudar nossa cidade por meio do voto consciente e livre de qualquer corruptela. Pode ser que isso demore, mas esperançosa que sou, espero uma dia ver nossa tão sofrida cidade, em condições melhores em relação a que temos hoje.

Gleiciane Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário