terça-feira, 18 de setembro de 2012

INCÊNDIO ATINGE A SERRA DA MERUOCA HÁ 5 DIAS



Já são mais de cinco dias de queimadas na Área de Proteção Ambiental da Serra da Meruoca. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Sobral, a estimativa para o controle é de que, apenas hoje, os focos possam ser controlados e extintos. 
Segundo o capitão Roberto Moraes, do Corpo de Bombeiros de Sobral, hoje são mais de 40 pessoas trabalhando para o controle dos dois focos restantes, presentes nas duas extremidades. "Um é mais próximo à estrada da Meruoca, já o outro está mais para o lado oposto, mais próximo à cidade de Massapê".
Apesar dos pontos de referencia, o capitão explica que não há risco aos moradores destes Municípios. "Nós estamos usando apenas como referência, pois o incêndio não se aproxima de nenhuma comunidade, localidade ou distrito, não representando risco à população no momento".

Dificuldades

Um dos pontos que dificulta o controle do fogo, conforme o capitão, é a dificuldade de acesso dos focos. "São pedras, buracos e a vegetação, além do tempo seco, que faz com que o fogo se alastre com mais facilidade. A partir das 10h, o fogo se espalha mais devido o vento forte. Já no período da noite, o clima mais ameno faz com que se abrande".
Em Sobral, os bairros Renato Parente e Cohab 3 são os que estão mais próximos. Os moradores já se mostram apreensivos com a velocidade do fogo. Janice Moura, moradora do Renato Parente, diz que, apesar da relativa distância, o fogo tem se espalhado com muita rapidez, além da fumaça estar se tornando um incomodo constante..
O capitão diz que esse é o maior incômodo que o incêndio deve causar aos moradores, tanto no cheiro quanto na visibilidade. "Alguns trechos da estrada que leva de Sobral à Meruoca devem estar com a visibilidade comprometida por causa da fumaça", adverte ele.
Ontem foram destacados dois helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para auxiliarem na operação. Além dos helicópteros, estão presentes no local dez policiais militares, dez funcionários do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio), mais dez bombeiros e a mesma quantidade de guardas municipais, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros
Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário