segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Checagem das urnas eletrônicas começam nesta segunda

O processo de “carga de urna” poderá ser acompanhada pelos eleitores.
Por: Renata Magalhães
As urnas eletrônicas utilizadas nas próximas eleições deverão passar por uma vistoria a partir de segunda-feira (24).
O procedimento, chamado de "carga de urna", deverá checar o funcionamento de todos os dispositivos das urnas e transferência, a partir dos cartões de memória de carga, dos programas da urna, homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Também serão vistoriados os dados de candidatos e eleitores, como o nome e o número do título de eleitor, além de informações biométricas da seção correspondente.
Após esse processo, cada urna eletrônica deverá receber um cartão de memória de votação com as fotos dos candidatos do município, e as memórias de resultado, que, ao final da eleição, deverão enviar o resultado das seções para o TRE. Depois da checagem, as urnas serão lacradas até o dia da eleição.
No Ceará, serão preparadas 19.508 urnas para cada seção eleitoral, 15 urnas exclusivas para justificativas e até 2.577 urnas para contingência. No próximo dia 7, também serão lacradas algumas urnas de lona. O objetivo da iniciativa é garantir a votação manual, para o caso de uma impossibilidade técnica de votação eletrônica.
Nas últimas eleições, em 2010, o TRE não registrou o uso de urnas de lona, já que todas as urnas eletrônicas funcionaram perfeitamente.
A cerimônia de carga de urnas para Fortaleza e Caucaia será realizada no Centro de Armazenamento das Urnas Eletrônicas – CAMU, na Rua Salgado Filho, nº 300, bairro Antônio Bezerra, no período até o dia 03/10.
No interior do Estado, a cerimônia deverá acontecer na sede de cada zona eleitoral, no período de 24/09 a 06/10.
O evento poderá ser acompanhado por qualquer cidadão, representantes dos partidos, coligações, Ministério Público e pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário