quinta-feira, 29 de setembro de 2011


O SOL DOS 132 ANOS DE CAMOCIM

É difícil falar de uma cidade quando seu umbigo está enterrado nela. O meu está em Camocim, terra escolhida pelo meu pai, viçosense, para viver, trabalhar, ter uma família, criar os filhos e depois, seguindo o inexorável roteiro da vida, ser enterrado nela para sempre. Não anseio nada mais do que isso quanto a minha passagem por essa terra linda, cuja natureza me enche de orgulho e admiração dia após dia, como se à cada amanhecer desses 40 anos em que nela moro, eu a visse com olhar de quem à visita pela primeira vez. Quando viajo, o prazo para que meu "sensor de saudade" fique ativado é de 48 horas, e olhe lá. Depois disso, aponto a "venta" rumo ao norte do litoral oeste e quem quiser que me acompanhe. Moro em Camocim porque gosto, e graças a Deus, porque posso, mas fico triste quando sei de tantos outros que também gostam, mas não podem acordar todos os dias sentindo  a brisa da terra do coró. Não podem morar porque não encontraram oportunidades de trabalhar, ter uma família e criar os filhos dignamente. É para esses que dedico essa postagem. 
É para os filhos de Camocim que sobrevivem em outros rincões que vai todo o meu respeito e admiração. Aos que moram em outros estados, países, assim como a todos aqueles que passam até 40 dias no mar, em rebocadores e grandes navios, a serviço da Petrobrás e de grandes empresas que exploram nosso oceano atlântico em busca do ouro negro. Em minha caminhada de hoje, dia especial para a cidade, encontrei a maré cheinha, como se fosse uma forma do mar homenagear e "lavar" Camocim de tudo aquilo que impede que mais camocinenses possam viver onde nasceram. Não perderei a fé jamais em um dia poder testemunhar os filhos dessa terra saírem dela um dia por opção e não por necessidade. Veja AQUI fotos do amanhecer dos 132 anos de Camocim. 

radiouniaodecamocim.blogspot.com

LÁ VAI - Nós do blog não poderíamos deixar essa data em branco ,não só por ser aniversario de Camocim mas pela ligação que temos com essa terra tão linda,os laços de amizade entre Camocim e Coreaú são grandes e fortes pois muitos filhos de Coreaú moram e são bem sucedidos em Camocim e filhos de Camocim tambem residem em nossa Coreaú.grande abraço a todos os amigos camocinenses . 


Parabéns CAMOCIM pelos 132 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário