quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Guardas Municipais de Camocim: Desmotivação pode gerar greve em pleno Carnaval


Recentemente tivemos no Ceará a greve da Policia Militar e da Policia Civil, duas instituições pertencentes aos órgãos de segurança pública do Brasil. A greve causou um medo muito grande na população, principalmente na população rica. Motivo pelo qual o nosso governador teve que “engolir à seco” as exigências dos grevistas e assinar um acordo com os mesmos. 
Em Camocim, a Guarda Civil Municipal é a instituição que realiza a segurança no âmbito do nosso município, criada em 2002 pelo então prefeito Sérgio Aguiar, estando atualmente próximo de fazer dez anos de serviços prestados a população camocinense, os membros da Guarda Municipal não tem muito o que comemorar. Os investimentos na Guarda Municipal nesse dez anos estão resumidos no investimento inicial feito pelo prefeito que a criou. Os veículos usados pela instituição ainda são, na maioria, os mesmos da sua criação: um veiculo Gol e três motos ultrapassadas, é claro que foi comprado recentemente duas motos Honda Bros, mas como já sabemos, até essas em alguns momentos foram vistas sendo empurradas pelos Agentes de Trânsito ou Guardas Municipais. Assim, o investimento feito nesses quase oito anos de governo do prefeito Chico Vaulino na Guarda Municipal, é muito pouco, não ouve preocupação com o efetivo, que acada ano diminui e nem na melhoria da mesma, que a cada dia piora. Outra coisa é a questão salarial, para quem pensa que um membro da Guarda ganha bem, está muito enganado, o salário do Guarda é de R$ 700,02, já o do Agente de Trânsito é de R$ 750,00, sem nenhum acréscimo, mesmo eles estando nas ruas correndo “risco de morte”, socorrendo pessoas acidentadas, as vezes até ensanguentadas, situação que os coloca sob o risco de contrair doenças. Os membros da Guarda não possuem instalações adequadas de alojamento, nem de dormitório e muito menos de refeitório. Se a fiscalização sanitária fizer uma visita lá, vai acabar interditando o espaço chamado pelos Guardas de dormitório, que na realidade é o local usado para fazer o café da Prefeitura Municipal. 
Há aproximadamente um mês do período do Carnaval 2012 em Camocim, que como sabemos, é um dos carnavais mais procurados da região, e esse ano não será diferente. Em conversa com ex-colegas da Guarda, senti em suas falas a insatisfação reinante entre os mesmos por essa situação de total abandono vivido pelos mesmos. Alguns falaram até da possibilidade de paralisação em pleno Carnaval 2012, o que provavelmente será apoiado pela nova presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Camocim. No ano de 2010, essa possibilidade foi ventilada, mas graças a movimentação de alguns membros da Guarda a paralisação não aconteceu, devido a promessa de melhoria das condições de trabalho e de aumento salarial. Será que dessa vez a paralisação acontece? Vamos esperar para ver. 

Maurício Lima – ex-Guarda Municipal/Blog Miolo de pote

Nenhum comentário:

Postar um comentário