segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Guia traz o perfil dos novos prefeitos


Hoje, às 10 hs, no auditório João Frederico Ferreira Gomes, Anexo II, da Assembleia Legislativa, ocorre o lançamento do Guia Municipal 2013. É um documento com mais de 300 páginas, que reúne, ao mesmo tempo, a relação dos novos prefeitos e vereadores, e faz uma radiografia dos 184 municípios do Estado, com dados atuais baseado em informações fornecidas pelos principais institutos de pesquisas e órgãos oficias: IBGE, Ipece, TRE, TJ, Seduc.
O Guia é uma produção da Editora Eventus, que tem como editora a jornalista Silvana Frota. Faz uma homenagem "in memoriam" especial ao jornalista Lustosa da Costa, que durante muitos anos foi colunista no Diário do Nordeste, e considerado um grande municipalista e um apaixonado por sua cidade, Sobral. O evento contará com a participação especial da Orquestra Filarmônica de Croatá, constituída por 44 adolescentes, estudantes de escolas públicas.
O documentário é todo ilustrado com a foto e o perfil dos prefeitos, endereço dos municípios, conta um pouco da sua história, toponímia, localização, sendo dividido nos seguintes itens: história, política, economia, educação, saúde, segurança pública, cultura, meios de comunicação, finanças públicas. Traz, ainda, a população de cada uma dessas cidades, com seus respectivos índices de desenvolvimento social (IDH, IDM, IDSUS), destacando o Produto Interno Bruto (PIB), as receitas municipais, e outros fundos como o FPM, Fundeb, ICMS, bolsa família. No avanço da educação, destaca o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), que transformou-se num programa nacional, Pnaic, os indicadores do Ideb, as escolas de ensino profissionalizantes, as escolas técnicas federais, que juntas estão promovendo uma revolução na educação no Estado. Os poderes legislativo e judiciário estão contemplados, com suas respectivas formações e endereçamento.
"O Guia se consolida como importante fonte de pesquisa e informação para executivos, pesquisadores, estudantes, podendo auxiliar, inclusive, na formulação de políticas públicas", disse o deputado Sergio Aguiar, que solicitou uma sessão para o lançamento do trabalho. O Guia mostra também que as últimas eleições trouxeram uma renovação jamais vista, pois dos 184 prefeitos, 146 ocupam o cargo de gestor pela primeira vez.

DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário