sábado, 2 de fevereiro de 2013

RECEITAS


Nosso blog inicia hoje um novo quadro para que nossos leitores possam conhecer e aprender receitas para abrilhantar os paladares mais afinados,todos os Sábados traremos uma receita diferente,confira a primeira de hoje que fala sobre o Buriti e ensina a preparar um delicioso bolo. 

BURITI uma palmeira abundante no Cerrado


Seu fruto, além de rico em vitamina A B e C ainda fornece cálcio, ferro e proteínas. Consumido tradicionalmente ao natural, o fruto do buriti também pode ser transformado em doce, suco , picolé licor, vinho, sobremesas.
Os frutos também servem de alimento para cutias, capivaras, antas e araras, que colaboram para disseminar as sementes.
O buriti é uma espécie abundante no Cerrado e um indicativo infalível da existência de água na região. Como o Cerrado é rico em água, lá estão os buritis, emoldurando as veredas, riachos e cachoeiras, inseridos nos brejos e nascentes. 



Receitas

Bolo de buriti
5 ovos
1 ½ de açúcar
100 g de margarina
2 xic de farinha de trigo
400 g de polpa de buriti
2 colheres(chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 xícara de leite

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180°C. Unte e polvilhe uma forma para bolo.
Bata as claras em neve e adicione as gemas, batendo bem. Reserve.
Bata o açúcar com a manteiga até obter uma massa homogênea.
Junte a farinha de trigo, a polpa de buriti, o fermento, o sal, e o leite misturando bem ate obter uma massa leve.Adicione os ovos batidos e misture levemente até que fique uniforme.
Despeje a massa numa forma de bolo e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos
até dourar.

Beleza
O óleo extraído da fruta  tem valor medicinal para os povos tradicionais do Cerrado que o utilizam como vermífugo, cicatrizante e energético natural. As substâncias do buriti também dão cor, aroma e qualidade a diversos produtos de beleza, como cremes, xampus, filtro solar e sabonetes.
Como o hidratante da Natura feito direto da natureza


Artes
As folhas geram fibras usadas no artesanato, tais como bolsas, tapetes, toalhas de mesa, brinquedos e bijuterias. Os talos das folhas servem para a fabricação de móveis. Além de serem leves, as mobílias feitas com o buriti são resistentes e muito bonitas.
As folhas jovens também produzem uma fibra muito fina, a seda do buriti, usada pelos artesãos na fabricação de peças feitas com o capim-dourado. Do buriti, se aproveita tudo. 



Produtos do Mercado de Fortaleza Ceará

Não deixe de fazer uma visita ao Mercado Central, no Centro da cidade. Ali você vai entrar em contato com os produtos regionais do Ceará, como o doce de buriti, o tijolo de buriti (parece uma rapadura), castanhas de caju, farinhas, tapioca, cachaças e doces diversos. E o artesanato em palha de buriti e carnaúba, como porta pratos, cestas de pães, prendedores de guardanapos e jogos americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário