sábado, 24 de novembro de 2012


CURIOSIDADES.  

VOCÊ CONHECE AZEITONA DO NORDESTE?


É conhecido popularmente como azeitona-do-nordeste, jamelão, cereja, jalão, kambol, jambú, ameixa roxa, murta, baga de freira, guapê, jambuí, azeitona-da-terra, entre outros nomes. Sua árvore é de grande porte e muito bem adaptada às condições brasileiras, apesar de ser originária da Indonésia, China e Antilhas, é também cultivada em vários países, pois cresce muito bem em diferentes tipos de solo.
No jambolão são encontradas algumas substâncias químicas denominadas fitoquímicos ou compostos secundários. Estas substâncias são produzidas naturalmente pelas plantas para se protegerem do ataque de pragas e doenças e também ajudam a suportar as condições adversas do ambiente. Muitos destes fitoquímicos atuam na prevenção e no combate de doenças crônicas como o câncer e as doenças cardiovasculares.
A casca do caule do jambolão apresenta propriedades anti-inflamatória, anticarcinogênica e serve como medicamento para controle de diabetes. Os frutos do jambolão apresentam alta atividade antioxidante e também, ação hipoglicemiante. Especial atenção deve ser dada à presença do ácido elágico, este composto apresenta características antioxidantes e anticarcinogênicas. O extrato das folhas do jambolão, ainda apresenta ação antiviral, anticarcinogênica, anti-inflamatoria, antibacteriana e antialérgica. Estudos mostram que o extrato das sementes de jambolão reduz danos no tecido cerebral de ratos diabéticos, além de apresentar atividade antifúngica e antibacteriana.

obs.Jamelão  é uma frutinha roxa, tipo azeitona, dá pra fazer um suco legal, mas recomendo comer a fruta, e cuidado com as roupas porque mancha e a boca fica um pouco de cor roxa, as crianças adoram!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário