quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Estudantes denunciam falha no Sisutec por ofertar vagas inexistentes em Maracanaú

Dois estudantes cearenses foram surpreendidos no momento da inscrição para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Samuelson da Silva Lima e Arini de Menezes escolheram cursos na unidade do Senai de Maracanaú após serem aprovados na 1ª chamada da seleção, porém, no ato da matrícula, foram informados que as vagas não existiam e que teriam que fazer a matrícula na unidade da cidade de Horizonte, cerca de 45 km de distância do local escolhido pelos estudantes. A denúncia da falha foi feita ao VC repórter.
Candidatos perceberam a falha no ato da matrícula 
"Fui fazer minha matricula, dia 15, e a funcionária da instituição me informou que houve um equívoco por parte do MEC, pois as vagas que abriram no site não deveriam ser para o Senai Maracanaú, mas sim para a Unidade de Horizonte", detalha Arina Menezes.
A falha na oferta de vagas, segundo o Ministério da Educação (MEC), foi de responsabilidade da unidade. "A oferta de vagas para cursos técnicos é de inteira responsabilidade da instituição ofertante, que lançou no sistema os dados relativos à sua respectiva oferta, considerando o número de vagas por curso e turno", defende-se o MEC por nota.
O Ministério declarou que os candidatos ao Sisutec vítimas do equívoco não seriam prejudicados. De acordo com o MEC, houve um entendimento com o Senai Fortaleza para que a oferta de vagas, nos cursos escolhidos, fosse garantida.
Entretanto, após a informação do remanejamento da vaga para a Capital, o estudante Samuelson Lima entrou em contato com a central de relacionamento do Senai e recebeu como resposta a mesma orientação que anteriormente: deveria procurar a sede de Horizonte. O prazo para a matrícula do Sisutec encerra nesta terça-feira (20).
A coordenação da unidade do Senai de Maracanaú declarou que os cursos serão ofertados em uma data posterior à oferecida pelo Sisutec e que os alunos vítimas da falha terão vagas garantidas.
"O Senai Ceará atenderá os candidatos, de acordo com as opções de curso realizadas no ato da inscrição no Sisutec", esclareceu o gerente de unidade de formação profissional do Senai Ceará, Tarcisio José Cavalcante Bastos.  Ele ressaltou que as vagas remanescentes serão preenchidas mediante inscrições on-line, que estarão abertas no período de 29 de agosto a 16 de setembro.
A Redação Web do Diário do Nordeste entrou em contato com o MEC sobre o caso específico do estudante. A assessoria de imprensa do órgão prometeu se pronunciar, mas até o fechamento desta matéria a reportagem não obteve acesso à nota
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário