terça-feira, 15 de janeiro de 2013


PALMA ...PLANTA PODEROSA DA SECA


Típica de regiões quentes, normalmente a palma é produzida de forma rudimentar. A palma é uma forrageira de origem mexicana, pertencente à família cactaceae, com altura média entre 30 e 50 centímetros. Fonte de energia, carboidratos, fibrose e nutrientes, desenvolveu-se bem no país principalmente no nordeste devido à sua capacidade de se adaptar às condições climáticas.
No chão seco que não nasce nem capim. Quem diria que ia brotar ali planta tão nutritiva? Resistente à pior das secas, a palma já é usada há anos para alimentar os animais. As cabras adoram, e a salvação dos rebanhos, no auge da estiagem, pode salvar também vidas humanas.A palma forrageira é rica em vitamina A, é um Cacto que não tem espinhos, a palma é fácil de manipular e pode ser a grande saída para as deficiências nutricionais das crianças da região seca.
Tem algumas escolas que já estão aproveitando como merenda para acrescentar vitamina A e ferro, ela é cortada em fatias e picada, a palma entrou para o cardápio da merenda escolar e deixou as crianças mais saudáveis.
 E nos animais como a cabra que come essa planta produz um leite bem mais nutritivo. Os benefícios da palma não se restringem à vitamina A.Tem também propriedades que podem ajudar os diabéticos. “A palma tem valor hipoglicemiante, pode ser um auxiliar no caso de diabetes”.

Cuidados e controle de pragas

São empregados produtos alternativos de comprovada eficácia e atóxicos, como sabão em pó, detergente neutro e óleo vegetal e mineral.
A praga que costumam atacar o cultivo de palma é conhecida como cochonilha-do-carmim.
Já têm definido variedades que apresentam resistência ao ataque dacochonilha-do-carmim: ‘Mão de moça ’, ‘Palma Miúda ou Palma Doce’ e ‘Orelha de elefante’.
OBS.Cuidado para não colocar veneno para matar a praga, pois isto pode prejudicar os animais.


Receita
Mexido com palma
Ingredientes
1 colher (sopa) oléo
1 cebola picada
2 dentes de alho socados
1 raquete de palma, limpa e picada
1 pimenta dedo-de-moça vermelha, sem sementes, picada
1/2 colher (chá) de sal
1 raminho de orégano fresco
2 colheres (sopa) de cebolinha picada

Modo de fazer: Aqueça o óleo  e doure nele a cebola e o alho. Junte a palma e refogue até secar quase toda a baba. Coloque a pimenta, o sal e as folhinhas do orégano. Misture e cozinhe por 1 minuto e coloque sal a gosto. Por fim, junte a cebolinha e sirva.


Como preparar o farelo de palma?
Para o seu preparo, primeiro ela é colhida à mão. Depois é levada a uma “fatiadeira” onde é cortada, dessa vez mecanicamente em fatias (como batatas fritas). Em seguida é levada a um pátio de secagem e é espalhada em uma camada de aproximadamente 10 cm. Permanece exposta ao sol durante cerca de quatro dias, para depois ser ensacada. A palma poderá ficar guardada em sacos até a época do consumo. Do mesmo modo que o milho se for guardada por longos períodos, deve ser protegida do gorgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário