quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


ESTANTE PALMENSE


Com o fito de fomentar a pesquisa no meio estudantil de Coreaú, colocamos, hoje, com a honra devida, no leitoril da velha Palma, a produção literária de ANTÔNIO CARNEIRO PORTELA, (Carneiro Portela), pesquisador, poeta, advogado, professor, contador, publicitário, radialista, apresentador de TV e músico. Este talentoso coreauense, filho de Francisco Carneiro Portela e de Tereza Bento Portela, nasceu a 15 de julho de 1950. Cursou o ginasial no então Ginásio Nossa Senhora da Piedade, orgulho cultural de Coreaú.
O nobre conterrâneo, até aqui, publicou as seguintes obras: Poemas de Minha Terra; Tempos de Versos (de parceria com Pádua Lima); Mistério Trindático (de parceria com Pádua Lima e Élder Ximenes, coreauense); Os Novos Poetas do Ceará, (Antologia Vol. I, II, III); “Nova Poesia Cearense” (antologia); Canto de Busca (1976); Poesia Cearense Hoje (Antologia); O Poeta e a Noite; Cantos da Manhã Distante; Canção do Medo (1979); Carneiro Portela (antologia poética);Antologia Poética - volume I (1980); Poesia Cabocla Vol. I; Máximas, Adágios e Legendas de Caminhão; Balada para os Fantasmas (poesia); Poesia de Agora (antologia); Ceará Caboclo (poesia matuta); e Antologia do Apelido. Os títulos sublinhados apontam a existência de um exemplar no acervo do Centro da Memória de Coreaú – Cemeco.  
Pertence a diversas instituições profissionais, culturais e literárias: Associação dos Escritores Profissionais do Ceará, Associação Cearense de Imprensa - ACI, da qual é membro efetivo, Associação Cearense de Jornalistas do Interior – ACEJI, Clube dos Poetas Cearenses, do qual é membro fundador, e União Brasileira de Trovadores.
Carneiro Portela, por sua dedicação às letras e sua efetiva participação na mídia radiofônica e televisiva, tornou-se conhecido em todo o Ceará e além-fronteiras, sendo referência nesta seara. Segundo a Enciclopédia Nordeste, ele “é a voz da cultura cabocla, da essência da cultura nordestina”. Com seu reconhecido talento, tem divulgado o Ceará e Coreaú sua terra natal, merecendo o aplauso e o apreço de seus conterrâneos.
Fontes utilizadas para a elaboração desta singela homenagem ao ilustre coreauense: Livro “História de Coreaú (1702 – 2002)”, 2003, p.531; “Enciclopédia Nordeste”, Seção Biografias; (a foto também foi extraída da citada enciclopédia); disponível no endereço: http://www.enciclopedianordeste.com.br, acesso em 14/8/2011.

Fortaleza, 14 de janeiro de 2013
Leonardo Pildas

Nenhum comentário:

Postar um comentário