sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


Mureta no Metrô de Sobral altera rotina da cidade

Com a inauguração prevista ainda para este semestre, o Metrô de Sobral continua provocando mudanças no cotidiano da população. Na Avenida John Sanford, uma mureta de 40 centímetros está sendo erguida no meio fio do trilho a fim de impedir a passagem irregular de automóveis pela linha.

Durante toda a extensão da avenida, a calçada que acompanha a linha do Metrô vem acompanhando o pequeno muro a fim de evitar que motoristas realizem retornos e ultrapassagens por cima do trilho. Onde ainda não há o bloqueio, barras de ferro foram colocadas para evitar acidentes. Em alguns pontos, como em frente ao Posto de Saúde da Família do Junco, a travessia na avenida se tornou difícil para os pedestres.

Os que desejam atravessar a rua para chegar ao Posto devem andar pelo menos três quarteirões rumo ao Hospital Regional Norte, onde há uma faixa para pedestres, ou cinco quarteirões no sentido contrário, onde se encontra a outra faixa.

Prejudicados

São principalmente os idosos moradores do bairro que se sentem prejudicados com a nova mureta. Para a aposentada Lucimar Azevedo, de 63 anos, o incômodo é grande. "Antes, eu tinha que andar apenas três quadras para chegar ao posto. Agora, tenho que fazer a volta quase por fora do bairro para ter acesso ao local. A parede é alta e fica ruim passar por cima", disse.

O local já vem sendo motivo de reclamação pelos motoristas, pois com a implantação da linha, a avenida passou a contar apenas com dois retornos. Além disso, no trecho em que o tráfego é de mão única, a linha do metrô foi implantada ao lado de calçadas e garagens, causando transtornos a moradores e comerciantes locais.

Outro trecho que vem sendo criticado pelos pedestres, em sua maioria estudantes, é o que liga a estação da Boulevard do Arco até a Estação Coração de Jesus, por não possuir nenhuma faixa de pedestres ao longo de sua extensão.

A estudante Thaís Moura, de 16 anos, conta que para atravessar a rua espera até 20 minutos a fim de que o trânsito fique mais calmo. "No horário de pico não dá. Vou até uma praça ou lanchonete e fico esperando acalmar. Tenho que atravessar para chegar em casa, mas prefiro esperar até uma hora, como já aconteceu, do que ficar dançando entre os carros como muitos de meus amigos fazem. Não tem um sinal ou faixa por perto que melhore isso, afirma a estudante.

Interdição

O trecho da estação da Boulevard do Arco, apontado por Thaís como um dos mais movimentados da cidade, será interditado durante toda a tarde de sábado para nivelamento e implantação da parte elétrica do Metrô de Sobral, segundo nota da Prefeitura Municipal.

A interdição terá início amanhã, as 13 horas e deve permanecer até as 21horas, na rotatória da Boulevard do Arco, onde fica a estação, no sentido da Avenida Doutor Guarani.

De acordo com a nota liberada Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), as barras de ferros presentes na linha férrea do Metrô de Sobral estão sendo substituídas pela colocação de meio fio ao longo da via nos locais onde ela não é compartilhada com outros veículos.

De acordo com a assessoria, a medida visa à sinalização, a segurança e o isolamento dos trilhos, de forma que carros, motos e outros equipamentos não possam atravessá-los como se fossem uma passagem de nível, o que pode ocasionar acidentes.

Acidente

A Metrofor ressalta ainda que os motoristas devem diminuir a velocidade ao entrarem nas ruas por onde passa o metrô, para evitarem derrapagens.

O trecho já detém histórico de acidentes. Em dezembro do ano passado, o professor Francisco de Assis Fontenele faleceu em um acidente na Avenida John Sanford. Segundo as testemunhas, ele trafegava por cima dos trilhos quando perdeu o controle da moto e derrapou, caindo diante do caminhão da coleta de lixo e sendo atropelado. No dia seguinte, um motociclista não identificado derrapou no mesmo trecho, porém não teve ferimentos graves.

Fonte: Dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário