quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ARAQUÉM: UM EXEMPLO A SEGUIR



O Distrito de Araquém, no Município de Coreaú/CE, a despeito de todas as adversidades, tem-se erigido num reduto de resistência aos alarmantes índices históricos de miséria e ignorância. O marasmo que afeta toda a região vem cedendo espaço, no Araquém, à esperança que brota da educação. Animada pela militância estoica de educadores filhos da terra, uma nova geração tem despertado para os caminhos do conhecimento e do protagonismo político-social.  
O ingresso sistemático de estudantes do Distrito no ensino superior é somente um dos indicadores da excelência do modelo educacional adotado. Paralelamente ao êxito nos estudos (inclusive em concursos públicos), os alunos têm-se organizado numa associação voltada para a educação e o desenvolvimento (AEDI/Araquém), onde participam ativamente da vida sociopolítica local, num louvável exercício de cidadania.
Trata-se de um movimento que tem rendido furtos formidáveis, revelando a inteligência e o talento de muitos meninos que, não fora a sensibilidade e perseverança dos seus educadores, poderiam perder-se no cruel ostracismo intelectual e social. Um movimento que deveria ser seguido na cidade de Coreaú, nos demais Distritos e em toda a região, porque o modelo educacional que promove mudanças sociais efetivas deve ser reproduzido sem hesitação e melindre.
Ao movimento educacional do Distrito do Araquém, portanto, nosso sincero reconhecimento por retirar crianças e adolescentes da condição de vulnerabilidade econômica e social e transformá-los em cidadãos competentes intelectualmente e ainda comprometidos com a construção de um mundo melhor para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário