sexta-feira, 25 de novembro de 2011

SINDICATO DENUNCIA FÁBRICA DEMOCRATA DE CAMOCIM PELA PRÁTICA ILEGAL DO "BANCO DE HORAS"

O Sindicato dos Sapateiros do Estado do Ceará (Sub-Sede Camocim), denuncia que a filial da Fábrica Democrata Calçados, em Camocim, vem trabalhando de forma ilegal o "banco de horas". Segundo o sindicato, a lei prevê que esta prática só é legal se for acordada em convenção ou acordo coletivo de trabalho com a participação do sindicato da categoria representativa. A decisão também deve ser discutida e votada, geralmente por aclamação ou voto secreto, com os trabalhadores, pois são eles os maiores interessados no acordo. 
Acontece que nada disso foi feito. Ainda segundo o sindicato,  a Democrata mais uma vez não deu a mínima para a lei, e muito menos para seus funcionários, fazendo seus funcionários pagar 10 dias de serviços, trabalhando de segunda à sexta, com carga horária de até 10:40hs por dia, incluindo o sábado. Como exemplo, Mário Luís, representante do sindicato, disse ao blog: "Quando o funcionário da Democrata está indo de sua casa para o trabalho, e se pneu de sua bicicleta fura, causando um atraso de 30 minutos, ele é penalizado de todas as formas, como suspensão, advertência, falta do período e perca de direitos, mas quando a empresa não tem matéria-prima ou falta planejamento, ela coloca seus funcionários para suas casas e faz ele pagar uma divida que não foi ele que provocou".
O Sindicato deu entrada na Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) para tratar da prática ilegal do banco de horas. Com a palavra, se desejar, a Fábrica Democrata Calçados.  

Toinho lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário