sábado, 12 de outubro de 2013

NOTA DE PESAR!

É com muita tristeza que anunciamos neste dia de N. Sra. Aparecida, o Falecimento do Sr. Antonio Machado de Albuquerque conhecido popularmente como "Machadinho" um dos mais tradicionais comerciante de Coreaú. Nós que fazemos a comunidade cristã e o blog, desejamos a família muita força e fé em Deus para superar este momento difícil,

Leia um pouco sobre o sr.Antonio Machado de Albuquerque.

Antonio Machado de Albuquerque, nascido em 10 de janeiro de 1943, é um dos mais antigos comerciantes de Coreaú. Natural de Sobral, tendo nascido na Fazenda Malacof, distrito de Pedra de Fogo. Teve que conviver muito cedo com a rotina do trabalho que sua família possuía. Isto deveu-se ao fato de ter perdido seu pai aos três anos de idade e a partir daí sua mãe exerceu a função de chefe do lar, repassando conhecimentos da agricultura e comercialização de alimento, além das virtudes que todo cidadão deva possuir. O pontapé inicial para o ramo de comércio deveu-se também a seu tio e sogro, Francisco Machado de Albuquerque (conhecido como Doda Machado), passando a ser ajudante deste durante muitos anos. Em seguida, este montou uma “budega” para seu filho Francisco Nonato de Albuquerque, juntamente com o Machadim, assim popularmente conhecido. A parceria não teve êxito  e ocorreu a divisão do comércio, onde cada um foi para seu lado, abrindo seu próprio negócio.  Casa-se com a filha caçula do seu tio, Gerarda  Francisca de Albuquerque, donde teve três filhos: Gean César de Albuquerque, Geandre Francisco de Albuquerque, Geanio Antonio de Albuquerque e a filha adotiva Cleide Arruda de Oliveira. Todos os seus filhos, desde cedo aprenderam os ensinamentos do comércio e a importância do trabalho na formação cidadã de um homem como pessoa e também como profissional.
Há mais de 40 anos, Machadim dedica-se ao  comércio. Hoje, aos 68 anos de idade, ainda continua na ativa, cuidando do seu comercio na cidade de Coreaú. Tem como passatempo trabalhar, braçalmente, nas suas máquinas moageiras de milho, arroz e outros gêneros. Mesmo possuindo apenas 25% da sua visão, vitimada de uma diabete, pode-se dizer que, apesar de   não ter formação nas universitária, possui doutorado na formação da vida, por tratar-se de uma pessoa do bem, pai de família e com bastante conhecimento em técnica de comercialização e negociação. Possui um comércio de gênero alimentício, que vende também ferramentas e utensílios para o homem sertanejo; uma loja de perfumaria e artigos para presentes e uma peladeira de grãos de moer milho, pilar  arroz e descascar feijão.
Vale ressaltar que seus filhos desde cedo aprenderam as técnicas de comercialização e as  passarão à próxima geração vindoura da família. Tem o prazer em dizer que seus filhos são graduados: Gean( Enfermeiro e Especialista em Acumputura); Geandre ou “Manin” (Graduado em Tecnologia da Construção Civil, Regime Especial em Letras e Pós Graduado Gestão Escolar); Geanio Antonio de Albuquerque (Administrador de Empresas, Especialista em Gestão de Pessoas e acadêmico do curso de Direito- UVA) e Cleide Arruda de Oliveira (acadêmica do Curso de Administração de Empresas). Queremos ressaltar o papel da sua grande companheira de vida, sua esposa na sua formação de comerciante e na formação dos seus filhos. Quem quiser encontrá-lo basta fazer uma visitinha ao famoso comércio do Machadim, situado no mesmo lugar de sempre, início do  “ Rabo da Gata”.

Texto: Geanio Antonio de Albuquerque

Matéria publicada pelo blog RM no foco (Troféu Rm no foco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário