sábado, 12 de maio de 2012

Plano tenta evitar possível encontro entre fiéis e torcedores no domingo


Há dois dias da final do Campeonato Cearense e da realização da tradicional procissão de Nossa Senhora de Fátima, crescem as expectativas sobre a possibilidade de “encontro” dos dois eventos. Separados por dois quilômetros de distância, o jogo, no Estádio Presidente Vargas (PV) e a missa, na Igreja de Fátima, juntos, conforme as estimativas, devem agregar mais de 110 mil pessoas. Os planos de segurança e trânsito tentarão evitar a junção de torcedores e fiéis. Até lá, ansiedade, medo, esperança e especulações e dúvida sobre a eficácia do que foi planejado. 

Na Igreja, missas serão realizadas durante todo o dia. No local, as atividades dos agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) terão início às 5h com a repressão de estacionamento irregular nas ruas Oswaldo Studart e Paula Rodrigues, que circundam o Santuário.
Na Igreja do Carmo, no Centro, onde a procissão deverá ter início, a operação começa às 12h. O estacionamento na rua Major Facundo, entre a Av. Duque de Caxias e rua Clarindo de Queiroz, será proibido. A área será destinada à concentração dos fiéis. Um contingente de 40 motociclistas e quatro viaturas da AMC acompanhará a procissão, prevista para sair da Igreja às 18h30min. As ruas Major Facundo, Meton de Alencar, Barão de Aratanha e a Avenida 13 de Maio compõem o percurso da caminhada, que deverá chegar à Igreja de Fátima por volta das 20h.


PLANEJAMENTO E SEGURANÇA
Na hora da chegada da procissão, um time já terá sido consagrado campeão cearense e parte das torcidas já estará dispersa, conforme o planejamento da Polícia Militar. No entorno do PV, 70 agentes de trânsito bloquearão as ruas de acesso ao Estádio, por onde os torcedores deverão passar. A avenida dos Expedicionários, no trecho entre a 13 de Maio e a Eduardo Girão, também será bloqueada para que seja viabilizada a saída das torcidas. 

Os 500 policiais que atuarão no Clássico-Rei começarão os trabalhos às 12h. Às 13h os portões do Estádio serão abertos. Um contingente de PMs, segundo o comandante da Companhia de Policiamento e Eventos, major George Benício, deverá escoltar a torcida organizada do Ceará, que terá como ponto de encontro a sede do clube, na Avenida João Pessoa. Já os torcedores do Fortaleza, serão conduzidos por outro pelotão da PM. A concentração, neste caso, ocorrerá na Praça da Bandeira, no Centro.


ENTRADA E SAÍDA DE TORCEDORES
A entrada no PV segue os princípios das partidas anteriores. Alvinegros pela rua Paulino Nogueira e tricolores pela Costa e Sousa. Ao término da partida, a torcida do time perdedor deverá sair do Estádio imediatamente. Já os campeões, sairão cerca de 50 minutos depois. Novamente as torcidas organizadas serão escoltadas pela PM. Desta vez em direção ao Terminal da Parangaba. “Eles sairão por ruas diferentes, em horários diferentes, e, sobretudo, não passarão pela 13 de Maio. Torcedores do Fortaleza sairão pela avenida Expedicionários e do Ceará, pela Marechal Deodoro”, reforça o major George. 

Nos terminais, 170 guardas municipais reforçarão a segurança dos passageiros. Outros 70 servidores, estarão distribuídos no entorno do PV. Quanto ao acompanhamento da procissão, a categoria realizará uma reunião, hoje, para deliberar o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário