sábado, 2 de março de 2013

Coreaú: taxa do lixo?


Bem pontuou Hélio Costa (aqui) o poder do boato e da profecia auto-realizável, visando relacionar com a estória da taxa do lixo que supostamente a Prefeitura irá implantar em Coreaú. Há, inegavelmente, muitas críticas e boatos mal intencionados por aí e nem sempre é fácil distinguir... Alguns, entretanto, já se concretizaram e não decorrem do efeito da tal profecia: crédito para Esquina da Fofoca Express (para usar a expressão de Manepa).
Indo ao que interessa, é pouco provável, segundo meu pobre ponto de vista, que tal ocorra, uma vez que quem se elege (geralmente) quer se reeleger, e nossa gente, que mal dá conta da luz, água (que dobra pra quem tem esgoto) não iria encarar bem a novidade.
O fato é, e já tratei disso noutros textos, que a nossa gente está entranhada numa cultura do “jogar no mato”, e há de se saber que mudanças no âmbito cultural exigem perspicácia e insistência: será que a Gestão topa? Se for pra seguir o exemplo de Sobral, estaremos em maus lençóis, porque lá a coisa mais rara é uma lixeira; tudo se joga no chão, até mesmo por falta de onde se depositar. Se não for verdade me corrija, que já moro lá há dois anos.
Além da coleta GRATUITA E EFICIENTE, precisa-se reeducar a população, em parceria com a sociedade civil, escolas etc. Falou-se do apoio à criação de cooperativa de reciclagem, o que ajudaria muito pai de família e implicaria em menos lixo contaminando o Meio Ambiente. Ótima ideia! Tem dado certo em lugar! Basta agora trabalhá-la pra se concretizar. Aí sim tem cheiro de mudança! Fica a dica e a disposição pra ajudar. 

Fonte: Blog do Ditim

Nenhum comentário:

Postar um comentário