Pesquisa realizada pelo Ibope indica a possibilidade de uma disputa bastante acirrada para a Prefeitura de Fortaleza. Os pré-candidatos com maior expressão neste momento, de acordo com a pesquisa, são o senador Inácio Arruda (PCdoB) e Moroni Torgan (DEM), atualmente sem cargo, seguidos de perto pelo deputado estadual Heitor Férrer (PDT) e pelo ex-secretário de Justiça do Estado do Ceará Marcos Cals (PSDB), que atualmente também está sem cargo público. A pesquisa, solicitada pelo Diretório Estadual do PSB-CE, foi realizada entre os dias 28 e 30 de abril, e ouviu 504 eleitores.
Mesmo sem nenhuma definição oficial dos candidatos que concorrerão às próximas eleições, foram testados quatro cenários de intenção de voto, considerando possíveis nomes para esta disputa. Na primeira simulação, em que foram apresentados os nomes de sete possíveis pré-candidatos, aparecem tecnicamente empatados o senador Inácio Arruda com 26% das intenções de voto, Moroni Torgan com 23% das menções e, no limite da margem de erro, Heitor Férrer e Marcos Cals, respectivamente com 19% e 15% das intenções de voto. Renato Roseno (PSOL) tem 7% das menções, enquanto Elmano Freitas (PT), o pré-candidato preferido da prefeita Luizianne Lins, e Roberto Cláudio (PSB), presidente da Assembleia Legislativa, são citados por 1% dos eleitores de Fortaleza. Brancos e nulos somam 5% dos entrevistados e 3% se declaram indecisos.
Em um segundo cenário testado, o pré-candidato do PSB, Roberto Cláudio, foi substituído por Ferruccio Feitosa, do mesmo partido. Nesta simulação, o senador Inácio Arruda e o candidato do DEM, Moroni Torgan, aparecem tecnicamente empatados com 25% e 23% das intenções de voto, respectivamente. Em um segundo patamar estão Heitor Férrer, com 18%, e Marcos Cals, com 14% das menções. Renato Roseno é citado por 8% dos entrevistados, enquanto Elmano Freitas e Ferruccio Feitosa obtêm 2% das menções.
Os eleitores que afirmam a intenção de votar em branco ou de anular o seu voto representam 5% do eleitorado e 2% ainda se declaram indecisos com relação ao seu voto.
Num terceiro cenário testado, o pré-candidato Elmano Freitas é substituído pelo deputado Estadual Artur Bruno (PT). O candidato do PCdoB aparece novamente empatado tecnicamente com o candidato do DEM, se considerada a margem de erro de quatro pontos percentuais: 27% e 22% das intenções de voto, respectivamente. Heitor Férrer e Marcos Cals obtêm índices próximos de intenção de voto, com 16% e 14%, respectivamente. Renato Roseno é citado por 7% dos eleitores, Artur Bruno por 5% e Ferruccio Feitosa tem 2% das intenções de voto. O número de eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou de anular o seu voto representam 5% do eleitorado, enquanto 2% ainda se declaram indecisos.
No quarto e último cenário testado nesta pesquisa, o pré-candidato Ferruccio Feitosa foi substituído por Roberto Cláudio. Neste cenário, Inácio e Moroni mais uma vez aparecem empatados tecnicamente, com 27% e 23% das intenções de voto dos eleitores de Fortaleza. Em seguida, Heitor Férrer e Marcos Cals obtêm 16% e 13% das menções, respectivamente. Renato Roseno é citado por 7% dos eleitores, Artur Bruno por 6% e Roberto Cláudio tem 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 5% dos entrevistados, enquanto 2% declaram-se indecisos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário