sábado, 20 de abril de 2013

ADUTORAS VÃO LEVAR ÁGUA A NOVE CIDADES QUE SOFREM COM A SECA


Em caráter emergencial, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) vai implantar 98 km de adutoras para levar água de reservatórios até nove municípios castigados pela estiagem: Antonina do Norte, Beberibe, Crateús, Coreaú, Moraújo, Paracuru, Senador Sá, Tauá e Uruoca. A área da Vila do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, também será beneficiada.
A ação ainda não é um sistema definitivo. De acordo com o assessor da presidência da Cogerh, Yuri Oliveira, as tubulações não serão enterradas. “Serão fixadas na superfície do terreno. Assim, ficará pronto em menor tempo. E, após a crise, podemos estudar a transferência para outros locais”, argumentou. As adutoras são mecanismos feitos para transportar água de um reservatório até as áreas com necessidade. Podem ser feitas com canos, aquedutos ou túneis.
Segundo Yuri Oliveira, foram escolhidos para serem beneficiados municípios com situação mais crítica e “praticamente em colapso eminente por conta da estiagem”. Após a assinatura dos contratos, no fim de abril, a obra terá prazo de 60 dias para ficar pronta. Somando a população dos dez locais, serão 272.698 pessoas beneficiadas.
Em alguns casos, as cidades serão beneficiadas por reservatórios que sequer ficam em seus limites territoriais. Uruoca, Senador Sá e Moraújo, por exemplo, vão receber água do Angicos. O açude, fixado na Bacia Coreaú, está com 30,03% de volume preenchido. Para o representante da Cogerh, as populações não precisam temer o desabastecimento de algumas áreas em virtude de outras. “Tudo foi avaliado para colocar esses sistemas em fontes que atendam a nova demanda e as atuais. E, também, nos dê garantia de chegar até a próxima quadra chuvosa”, diz Yuri. (Isabel Costa)/O Povo Online

Locais beneficiados

Beberibe
População: 50.364
Fonte: açude Pacajus (27,53% do volume de ocupação)

Paracuru
População: 32.255
Fonte: poços profundos

Antonina do Norte
População: 7.056
Fonte: poços profundos

Crateús
População: 73.102
Fonte: açude Carnaubal, em Crateús (6,46% do volume)

Tauá
População: 56.307
Fonte: açude Favelas, em Tauá (26,98% do volume)

Coreaú
População: 22.252
Fonte: açude Angicos, em Coreaú (30,03% do volume de ocupação)

Moraújo
População: 8.225
Fonte: açude Angicos

Senador Sá
População: 7.041
Fonte: açude Angicos

Uruoca
População: 13.096
Fonte: açude Angicos

Vila do Pecém
População: 3 mil
Fonte: sistema adutor canal Sítios Novos / Pecém

Nenhum comentário:

Postar um comentário