segunda-feira, 6 de maio de 2013

FESTIVAL DE MÚSICA NA IBIAPABA 2013



Boa Música, uma Cidade Linda e um clima incomparável; estes são as principais lembranças de quem reserva a última semana de férias para visitar a bela e encantadora cidade de Viçosa do Ceará. 
Localizada a aproximadamente 345km da Capital Fortaleza, a cidade sediará na última semana de julho/ 2013, a 10ª edição do Festival de Música da Ibiapaba promovido pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará – SECULT. 
Um coreto, uma praça, uma igreja. Em algumas casas, cadeiras nas calçadas. E o povo se chegando. Finda a missa, o cortejo vai aos poucos tomando o rumo das proximidades do palco. Em plena noite de sábado, o burburinho aumenta no ritmo da expectativa pelo show do cearense de renome nacional, que chega trazendo consigo os solos certeiros da guitarra de um filho da cidade.
Cenário acolhedor no friozinho de Viçosa do Ceará, para bons dedos de prosa, cumprimentos entusiasmados e abraços apertados no reencontro de quem chega de viagem, para viver uma semana dedicada aos saberes e sabores da música. Histórias dos festivais anteriores, perguntas por quem mais ficara de vir, promessas de parcerias em rodas de choro, samba e do que mais couber na pauta de tantos instrumentistas reunidos em um contexto propício à interação, à apreciação, à aprendizagem.
Desde 2004, na última semana do mês de julho as ruas de Viçosa do  Ceará recebem novos rostos; são professores e alunos de todo o estado do Ceará, que em busca de aperfeiçoamento na área de música, aproveitam as oficinas espalhadas por diversos pontos específicos para compartilhar experiências e aprender coisas novas. O Festival Música na Ibiapaba 2013, em uma ampla parceria com os municípios do Maciço da Ibiapaba e colaboradores, realiza mais uma vez suas oficinas de iniciação musical: os casulinhos, levando este resultado para dentro do Festival, numa ação de intercâmbio e troca de experiências, com mais de 70 oficinas ofertadas e atendendo a um público de mais de 1.000 participantes diretos.
O festival não se compõe somente de apresentações de alunos e mestres, mas também de grandes nomes da música como por exemplo; Fagner que reuniu mais de 8 mil pessoas na praça da matriz em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário