quinta-feira, 3 de abril de 2014

Atraso compromete obras do metrô e museu de Sobral


Image-0-Artigo-1580702-1
Metrô está todo pronto e deveria ser inaugurado em setembro de 2012
FOTOS: JÉSSYCA RODRIGUES
Image-1-Artigo-1580702-1
Museu Madi foi fechado em 2009, após cheia do Rio Acaraú, que inundou e comprometeu equipamentos. Parte do acervo foi transferida para a Casa de Cultura da cidade. População reclama da falta de uso do espaço de arte
Sobral Apesar de concluída a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Sobral, mais conhecido como Metrô de Sobral, o equipamento permanece sem data de inauguração. Segundo a assessoria, não há previsão, não tendo ainda nenhuma informação nesse sentido. A data inicial de inauguração era de setembro de 2012. Além dessa obra, o Museu Madi, desativado desde a enchente de 2009, permanece fechado e sem datas para início da reforma do prédio.
Segundo a assessoria da Metrofor, agora estão sendo resolvidos assuntos de logística a fim de definir uma data para a operação assistida do equipamento e não há nenhuma data em vista para isso. Quanto às obras, a parte pendente que era referente à curva da Avenida John Sanford, já foi concluída.
Mesmo com as obras concluídas, os transtornos continuam na Avenida. A proximidade dos trilhos com as residências e as vias que ficaram reduzidas após a instalação das linhas incomodam moradores e motoristas. Quem tem que fazer a rota que leva do Centro para bairros como Cidade Pedro Mendes Carneiro, Junco e até mesmo a Serra da Meruoca vem procurado vias alternativas.
Acidentes
Para a auxiliar de serviços gerais Maria Janaína Moura, que tem residência na serra e faz o trajeto todos os dias, os acidentes e imprudências flagrados diariamente são inúmeros. "As pessoas estacionam em cima dos trilhos, vêm na contramão, não respeitam as calçadas. Sem contar nos acidentes que volta e meia acontecem, principalmente com motociclistas que se desequilibram quando passam por cima dos trilhos", diz ela.
Outro ponto que os pedestres reclamam é o trecho que vai da Estação da Boulevard do Arco até a Estação Coração de Jesus, que não possui faixas para travessia de pedestres. Segundo a estudante, muitos alunos de escolas próximas fazem o trecho a pé, se arriscando quando precisam atravessar a Rua Idelfonso de Holanda Cavalcante. "Antes, eles paravam na ciclovia para poder trocar de lado, mas agora saem correndo de um lado pro outro", aponta.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Metrofor, o Metrô de Sobral possuirá um processo de adaptação para os passageiros sobre o novo equipamento e serão quatro carros de passageiros circulando pela cidade. Serão, ao todo, 64 viagens ligando diversos bairros da cidade em 12,1 quilômetros de ferrovias. Para tanto, terá dois ramais e onze estações. O empreendimento do Governo do Estado tem um investimento total de R$ 70,1 milhões. Já o Museu Madi é outro dos equipamentos que permanecem sem funcionar em Sobral. Inaugurado em 2005 com um acervo de mais de 100 peças de 60 artistas diferentes, todas provenientes de doações, em 2009 teve sua sede atingida por uma cheia do Rio Acaraú, tendo sua estrutura afetada de modo irreparável nas áreas de sistema elétrico, de refrigeração e de iluminação. Segundo as informações oficiais, a água destruiu todas as vedações externas em vidro e também todo o sistema de arquivos. Somente a estrutura em concreto resistiu às águas.
Novos espaços
Em entrevista com o curador do Museu Madi, Roberto Galvão, em ocasião posterior, ele explicou que haverá uma reforma no local, que contará com melhorias como criação de mais um pavimento para a área de exposições; e a criação de um amplo espaço para o desenvolvimento de ações educativas. Já as áreas administrativas, laboratórios e reserva técnica serão implantadas, assim como a Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes que funciona próximo ao prédio do museu.
Segundo o curador, cerca de 70% das obras estão atualmente expostas na Casa de Cultura de Sobral, enquanto as outras passam por um processo de manutenção. "A exposição começou em janeiro desse ano e se encontra aberta ao público todos os dias da semana e há a realização do Madi Educativo".
Queixa
A demora no projeto, que vem sendo falado desde o segundo semestre de 2013, vem incomodando principalmente estudantes da cidade. Para a aluna de História, Juliana Mendes, o museu fechado é um empecilho, pois apenas parte do acervo está exposta. "Sem contar que é diferente você ter a experiência completa no local ideal de exposição e um local que serve como quebra galho. Quanto antes reabrirem o Madi, melhor".
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Sobral, o projeto está em andamento e a última etapa que se teve conhecimento foi a de licitação, mas apenas a secretária de Cultura, Eliane Leite, poderia fornecer maiores informações. A secretária não foi localizada até o fechamento da edição.
Jéssyca Rdorigues
Colaboradora
Mais informações

Metrofor
Rua 24 de Maio,60
Fortaleza - (85)3101.7100
Prefeitura de Sobral
(88)3677.1100

Nenhum comentário:

Postar um comentário