Setenta chapas que tentavam disputar os cargos de prefeito e vice-prefeito tiveram seus registros indeferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) por conta da Lei da Ficha Limpa.A maioria dos casos - 90% - foi em consequência da desaprovação de contas de gestão pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Dos 108 recursos julgados para os cargos majoritários, 38 foram deferidos, sendo 12 por efeito de liminares do Tribunal de Justiça (TJ-CE), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Supremo Tribunal Federal (STF).
A Lei da Ficha Limpa alcançou ainda os candidatos ao cargo de vereador, segundo informa o TRE-CE. Até agora, dos 144 processos analisados pela Corte estadual, 107 registros foram indeferidos e 37 deferidos. No total, dos 252 recursos relacionados à Lei da Ficha Limpa no Ceará, envolvendo os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, 177 foram indeferidos, e 75 deferidos.
O TRE do Ceará informou ainda que julgou 1.055 recursos de registros de candidaturas, vindos das zonas eleitorais, em todo o Estado. Deste total, 569 foram deferidos e 486 indeferidos. Apenas 25 recursos faltam ser julgados e estarão em pauta na Sessão de amanhça, 14, marcada para começar às 9 horas, no TRE.
A partir da próxima segunda-feira (17), começa o trabalho de geração de mídia para a urna eletrônica e todos os candidatos, inclusive os que tiveram os registros indeferidos e recorreram TSE, serão incluídos na urna para a eleição do dia 7 de outubro.
Redação O POVO Online
com informações da assessoria
de imprensa do TRE-CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário