Instituto Exacta já foi investigado no Ceará por suposto envolvimento em esquema de pesquisas fraudulentas
As pessoas andam desacreditadas das pesquisas eleitorais, sobretudo quando elas são feitas por empresas pouco conhecidas do meio político. Nesta sexta-feira, 21 de setembro 2012 chamou atenção os números de uma pesquisa divulgada pelo instituto Exacta dando uma vantagem grande demais para o grupo de situação no município de Jardim de Piranhas, onde todos sabem existir uma disputa muito acirrada. Embora registrada na Justiça, pelas ruas da cidade o clima de desconfiança foi geral.
Um levantamento sobre a história dessa empresa revelou que ela já foi acionada na Justiça mais de uma vez por possíveis irregularidades com suas sondagens. A mais grave aconteceu no Ceará. De acordo com matéria divulgada pelo jornal Diário do Nordeste, em 2009, o instituto Exacta foi envolvido numa grande investigação de supostas publicações de pesquisas fraudulentas durante a campanha no Interior daquele Estado.
Segundo o jornal, a comissão de promotores convidada para averiguar o caso concluiu a apuração apresentando um relatório, datado em 5 de junho daquele ano, apontando algumas irregularidades em três dos nove institutos de pesquisa investigados pelo Ministério Público.
Contra a Exacta – Instituto de Pesquisa e Consultoria LTDA foram encaminhadas duas representações referentes a eleição de Limoeiro do Norte (CE), sendo uma delas julgada procedente pelo juiz eleitoral, condenando a empresa ao pagamento de multa de R$ 53.205,00. No referido caso, foi instalado um Termo Circunstanciado de Ocorrência para apurar divulgação ilícita de resultado de pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário