quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Assalto, tiroteio e reféns em Coreaú


Criminosos atacaram agência do BB quando um carro-forte tinha acabado de chegar com vários malotes

A cidade de Coreaú, na região Norte do Estado (299Km de Fortaleza) tornou-se palco do 81º ataque a banco, neste ano, no Ceará. O fato aconteceu no começo da tarde de ontem, quando uma quadrilha, fortemente armada, atacou a agência do Banco do Brasil, disparou tiros de fuzis e pistolas, fez reféns, e levou todo o dinheiro que tinha acabado de ser descarregado de um carro-forte.

A Polícia encontrou no banco cápsulas de balas de fuzil e pistola, o que revela que a quadrilha estava pronta para reagir contra a PM fotos: Wellington Macedo

O episódio ocorrido ontem em Coreaú elevou em 14 por cento o número de roubos a bancos no Ceará em 2013 na comparação com igual período de 2012. No ano passado, entre os dias 1º de janeiro e 3 de dezembro foram registrados 71 crimes, contra 81 em 2013.

Ação violenta

Segundo informações da Polícia, ontem era dia de pagamento de benefícios dos trabalhadores rurais aposentados de Coreaú e cidades próximas dali, quando, por volta de 11h40, um carro-forte chegou para desembarcar vários malotes. Nesse momento, a quadrilha armada ´ apareceu.

Conforme o relato de testemunhas, eram, pelo menos, oito homens armados com fuzis, pistolas e carabinas. Eles pularam da carroceria de um Fia Strada e passaram a atirar, destruído as portas de vidro da agência e, ao mesmo tempo, fazendo reféns os vigilantes, clientes e funcionários da unidade bancária. Outros dois homens em uma motocicleta deram ´cobertura´ aos comparsas na abordagem.

"Eles já chegaram quebrando tudo", disse o gerente da agência do BB, Milton Yoshida. A Polícia encontrou, depois, cápsulas de vários calibres, comprovando que foram disparados nas portas da agência, pelo menos, 12 tiros de fuzil e outros cinco de pistola.

Em meio aos tiros disparados em frente à agência, um homem que estava ali acabou sendo atingido no ombro e foi levado para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, onde recebeu atendimento de urgência e, em seguida, recebeu alta médica;

Depois de espalhar o terror no local, roubar os malotes contendo o dinheiro e fazer oito pessoas como reféns, os ladrões trataram de dar início a operação de fuga da cidade.

Carros

No momento em que tentavam escapar no Fiat Strada, os bandidos encontraram dificuldade, já que um dos pneus do carro foi furado por balas disparadas pelos vigilantes do carro-forte.

Os assaltantes, então, roubaram um segundo veículo, o Corsa de placas NQM-8531, cujo motorista foi rendido e ameaçado.

A quadrilha seguiu por uma estrada carroçável e o segundo automóvel também teve um dos pneus estourados quando os ladrões tentaram cruzar o leito do Rio Acaraú, já na zona rural. Já o Fiat estrada ficou abandonado e foi incendiado pelos próprios criminosos em cima da ponte a cerca de 10 quilômetros da cidade.

Um dos carros usados na fuga dos criminosos foi deixado no leito do Rio Coreaú, na zona rural do Município. Até a noite passada, o cerco ao bando prosseguia

Minutos depois da fuga dos criminosos, a Polícia Militar foi acionada e várias patrulhas do 3º BPM e de cidades próximas se dirigiram a Coreaú na tentativa de cercar o bando armado.

Contudo, até a noite passada, nenhum dos assaltantes havia sido capturado. O comandante do 3º BPM, tenente-coronel PM Sidney Paiva, chefia pessoalmente as diligências.

Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas, baseado na Região Norte, foi mobilizado para dar apoio as equipes terrestres.

Balanço

Dos 81 ataques a bancos registrados neste ano no Ceará, em 37 deles os criminosos utilizaram artefatos explosivos para danificar caixas eletrônicos e cofres e, assim, poder ter acesso às gavetas onde é colocado o dinheiro.

Após a fuga dos assaltantes, a Polícia Militar foi acionada e mobilizou vários reforços de Sobral e cidades próximas, sob o comando do tenente-coronel Sidney Paiva, do 3º BPM. Os policiais buscaram pistas na agência atacada por volta de 11h40

Entre as cidades que tiveram agências bancárias explodidas estão, Pecém (em São Gonçalo do Amarante), Senador Sá, Pacatuba, Jijoca de Jericoacoara, Tejuçuoca, Palmácia, Morada Nova, Mauriti, Apuiarés, Tamboril, Pentecoste, São João do Jaguaribe, Baturité, Monsenhor Tabosa, Aracati, Boa Viagem, Pindoretama, Meruoca, Frecheirinha, Penaforte, Paraipaba, Lavras da Mangabeira e Pedra Branca.

Em 2012, foram 76 ataques a bancos no Ceará com 16 explosões (Colaboraram, Jéssica Rodrigues e Wellington Macedo).

fonte - Diário do nordeste.


LÁ VAI - Eu cansei de avisar aqui no blog sobre a violência que reina em Coreaú, com esse já são 3 assaltos ao BB só esse ano,nada foi feito para acabar com essa violência e onda de assaltos,vale lembrar que nesse assalto tivemos reféns e uma pessoa ficou ferida tendo inclusive que ser transferida para a santa casa de Sobral agora.
Eu pergunto de quem é a culpa de tudo isso? será que esses frequentes assaltos em Coreaú tem uma explicação?.
Senão vejamos a segurança do município não é totalmente responsabilidade da prefeitura mas cabe ao gestor solicitar mais segurança para a cidade.ora na gestão passada também houve assaltos e nem uma providência foi tomada para planejar melhor a segurança da cidade,na gestão atual já vimos vários assaltos,assassinatos a bala e o crescimento da onda de violência em nossa Palma,sei que isso não é culpa do ex prefeito e muito menos da prefeita atual que por sinal tem melhorado e muito as condições do município,mas volto a dizer falta maior cobrança do executivo aos órgãos responsáveis pela segurança do estado e do município,volto a cobrar que seja feita uma audiência publica para discutir sobre a segurança em Coreaú. no assalto no mês de agosto foi dito que seria feito uma reunião entre executivo,as policias civil e militar,legislativo,judiciário e a gerência do BB de Coreaú para tentar solucionar o caos que reina.
Até agora a população não sabe se houve ou não essa reunião ou mesmo os resultados dela,ora falar e não tomar providências não vai adiantar.agora não venham querer maquiar o que está acontecendo,sei que a violência reina em vários municípios do Brasil mas em Coreaú já tá se tornando rotina.
Vamos torcer para que tudo isso mude logo senão daqui alguns dias será lançado uma cartilha com o titulo - Como assaltar banco na cidade de Coreaú. e tendo como patrocínio o banco do Brasil,e mais as emissoras de tv vão colocar câmeras em frente a agencia para filmar com exclusividade o próximo assalto pois em outros municípios já somos motivo de piadas quando se fala em assaltos.alô autoridades tá na hora de acordar.
Mais uma vez o blog vai estar a disposição para divulgar ações para melhorar nossa Palma.


toinholima@gmail.com
gomes.fco@bol.com.br 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário