quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A MESMA PALMA DE SEMPRE, COM ALGUMAS DIFERENÇAS!.



Estive recentemente na nossa velha e querida Palma (Coreaú - CE), e então mais uma vez notei que praticamente tudo continua como antes na terra de Abrantes, desde os idos do princípio do ano de 1975, quando saí para estudar fora na capital do sol (Alencarina), mas com algumas observações nada agradáveis.
Logo cedo da manhã do dia 07 de janeiro, precisando da net para atualização profissional e de notícias nesse nosso mundo globalizado, fui à sede do SINDIPROC procurando tal serviço de TI, quando sou surpreendido pelo funcionário que ali estava (desolado e perplexo), em face da visita do amigo do alheio naquela noite ou madrugada, surripiando vários equipamentos eletrônicos, elétricos, digitais, caixa de som etc., impossibilitando a prestação do serviço solicitado pelo consumidor, pois a bagunça estava instalada. A violência não poupa nem o órgão de representação e defesa dos Professores. Tive que atravessar a cidade e usar o serviço da “net dos Irineu.”. Funciona bem e o preço é camarada.
Há alguns anos Coreaú está sem seu matadouro. Isso é fato e já foi denunciado por vários blogues. Isso é muito sério, porque é uma questão de saúde pública. Uma pergunta é inevitável: Que carnes (bovina, suína, caprina etc.) os coreauenses estão comendo? Será clandestina e sem qualquer inspeção sanitária ou vem de outro lugar própria para o consumo humano? O que dizem os órgãos responsáveis (Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, MP, Vigilância Sanitária etc.)?.
Outra vergonha e até desperdício do dinheiro público é a Rodoviária municipal que o Estado nunca acaba e que há anos está com suas obras paralisadas e sem serventia alguma, abandonada, salvo para encontros amorosos etc., segundo foi dito.
Notei o comércio um pouco parado, com pouco movimento. Dizem que é a falta de dinheiro, que teria diminuído muito a sua circulação na cidade, não só pelo aperto do principal banco local (Brasil) após os assaltos, como também da concorrência do município vizinho (Sobral). Isso não é bom. A geração de emprego e renda para os coreauenses, que é bom, parece que ainda não chegou à Palma.
No retorno da net dos Irineu, passei pela Coluna da Hora (localizada na Praça da Matriz da Igreja Nossa Senhora da Piedade – Padroeira da cidade), estando pichada e o relógio literalmente fazendo hora (parado há muito tempo, sem manutenção). Se um monumento histórico da principal e mais importante praça da cidade de Coreaú é tratado assim, que dirá o resto?!. Será?!
Mas enquanto o comércio reclama, não há crise no setor de transporte (mobilidade urbana) e de comunicação, pois a população circula pela cidade até “altas horas” com seus carros, motos e celulares, principalmente. Ciclistas são poucos.
Mas tive uma grande alegria quando na manhã do dia 08/janeiro, ao visitar o Ginásio Nossa Senhora da Piedade, vi que após quase 40 (quarenta) anos e algumas reformas, estava ali suspenso, amarelado pelo tempo, mas preservado, o quadro da Turma da 8ª Série (ano de 1974), na parede da sala de entrada do educandário fundado por D. Benedito.
Espero que nas próximas visitas Coreaú esteja melhor e mais bem cuidado, para a alegria e satisfação dos seus filhos, moradores e visitantes, pois só quem tem a ganhar é a cidade e seu povo.

De Boa Vista – RR para Coreaú – CE, 18 de janeiro de 2014.
COSMO CARVALHO
*Engenheiro e Advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário