quinta-feira, 27 de março de 2014

Dois cearenses morrem em incêndio no Japão

Image-0-Artigo-1575859-1
Vizinhos informaram que Patrícia e Arthur Viana estavam no andar de cima e não conseguiram sair porque o fogo começou no térreo
FOTO: REPRODUÇÃO DO FACEBOOK
Konan Um incêndio na cidade de Konan, localizada na província de Shiga, no Japão, vitimou dois cearenses na madrugada de ontem. Segundo informações da emissora japonesa NHK, o fogo, que atingiu pelo menos cinco casas, teria começado onde moravam a cearense Patrícia Viana, 32 anos, e o filho, Arthur, 7 anos, cujos corpos foram encontrados abraçados nos escombros.
O marido da brasileira, Jorge De Lima Higa, 35 anos, trabalha durante a noite e não estava na residência quando o incêndio começou. "Ele soube quando estava trabalhando e ao chegar em casa já não pôde fazer mais nada para salvar a Patrícia e o Arthur", contou o irmão de Jorge, Raul Higa, 31 anos. "Ele está muito triste, contando com o apoio de amigos e familiares que estão lá", completou.
Cremação no Japão
Vizinhos informaram que somente Patrícia e o filho estavam na casa de dois andares e que eles não conseguiram sair porque o fogo teria começado no térreo. Os corpos da mãe e do filho serão cremados no Japão, em uma cerimônia simbólica, e somente depois as cinzas serão trazidas para Fortaleza, segundo familiares. Raul Higa informou ainda que o irmão está na casa de um amigo, em Konan, e que deve ficar por lá até que tudo seja resolvido. "Depois ele vai voltar para o Brasil, pra ficar mesmo, aqui em São Paulo", explicou Raul. Sobre as causas do incêndio, Raul disse que "ainda vão investigar, mais bem provável que seja por causa dos aquecedores", como lhe contou Lima.
Doações para sobreviventes
Através da página "Brasileiros no Japão" no Facebook, amigos e familiares estão realizando uma campanha de doações para arrecadar roupas e dinheiro para os sobreviventes da tragédia.
Segundo informações da página, o pai de Arthur e marido de Patrícia teria ficado apenas com a roupa do corpo. As doações também são para os moradores das casas vizinhas que foram atingidas pelas chamas.
Imigração brasileira
O local da tragédia que vitimou os dois cearenses, Konan, é uma cidade com uma população estimada em 54.095 habitantes e uma densidade populacional de 767 hab/km². Tem uma área total de 70,49 km². Esse adensamento populacional vem aumentando consideravelmente, com a chegada de estrangeiros (incluindo brasileiros) que buscam trabalho nas fábricas da região, muitos deles atraídos pelos bons salários. Outros resolvem fixar residência na cidade devido à estabilidade e segurança, inclusive porque a incidência de terremotos na província de Shiga é pequeno. A cidade de Konan foi emancipada em 2004.

DN

quarta-feira, 26 de março de 2014

ACOMPANHE A PREVISÃO DO TEMPO EM COREAÚ

http://www.accuweather.com/pt/br/coreau/32333/weather-forecast/32333

CÂMARA APROVA MARCO CIVIL DA INTERNET


(Foto: Gustavo Lima/Câmara)
Após meses de intensas negociações, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25), por votação simbólica, a criação do Marco Civil da Internet, projeto considerado uma espécie de constituição da rede mundial de computadores. Após concessões do governo em pontos antes considerados "cruciais" pelo Planalto, partidos aliados e da oposição retiraram todas as 12 propostas de alteração ao texto que haviam sido apresentadas em plenário.
Até o PMDB, maior crítico ao relatório do deputado Alessandro Molon (PT-RJ), cedeu e se absteve de defender quaisquer modificações na redação. A proposta, que estabelece direitos e deveres de usuários e provedores de rede, seguirá agora para análise no Senado antes de ir à sanção presidencial.
Considerado "prioridade" pelo governo, o Marco Civil da Internet impedia a deliberação de outros projetos de lei no plenário desde outubro do ano passado, já que tramitava em regime de urgência.

G1
http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/03/camara-aprova-marco-civil-da-internet.html

Senado aprova fundo de combate à violência contra mulher

O plenário do Senado aprovou na tarde desta terça-feira (25) uma proposta que cria o Fundo Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O projeto, apresentado ao final da CPI mista que tratou do tema no Congresso entre 2011 e 2012, seguirá para análise da Câmara dos Deputados.
O projeto prevê que um fundo de natureza contábil será destinado a financiar ações que visam a combater a violência contra as mulheres. Para compor o fundo, estão previstos recursos do orçamento da União, doações, convênios e saldos remanescentes de anos anteriores, entre outros.
Entre outros usos, os recursos do fundo podem ser utilizados na compra de materiais para ajudar no combate e prevenção da violência contra a mulher e na assistência jurídica feminina.

Projeto quer melhorar a situação de gestantes

Tramita há mais de um mês na Assembleia Legislativa do Ceará um Projeto de Lei, de autoria da deputada Rachel Marques (PT), que institui o Programa de Orientação em Saúde e Atendimento Social às Gestantes, além de implantar medidas de informação sobre a Política Nacional de atenção obstétrica e neonatal no Estado. A proposta, que objetiva evitar situações desnecessárias e constrangimentos por parte de gestantes cearenses ainda tramitará em, pelo menos, quatro comissões do Legislativo para depois ser votada em plenário.
De acordo com a justificativa da parlamentar, os casais brasileiros estão percebendo que muitos profissionais de saúde nem sempre têm respaldo científico que sustentam determinadas práticas obstétricas comuns, e que muitas dessas práticas são adotados somente por serem parte de uma tradição médico-hospitalar.
Segundo ela, nos últimos anos, muitos procedimentos artificiais foram introduzidos, de modo a transformar o nascimento de evento fisiológico natural em um "complicado procedimento médico" no qual se usa muitos tipos de drogas de forma desnecessária, alguns, inclusive, prejudiciais ao recém-nascido ou à sua mãe.
"Está cada vez mais claro que todos os aspectos dos cuidados médicos hospitalares tradicionais no Brasil devem ser revistos e questionados criteriosamente sob a luz do respaldo científico em relação aos possíveis efeitos sobre o bebê e a parturiente. O Plano Individual de Parto surgiu nos Estados Unidos, há mais ou menos 30 anos, como uma carta na qual a gestante escreve como prefere passar pelas diversas fases do trabalho de parto, como ela e o seu bebê devem ser tratados antes, durante e depois do nascimento", diz a petista.
Preparada
O ideal, segundo informa em sua justificativa, é que a gestante faça o seu plano de parto até o sétimo mês, servindo como um instrumento à paciente e ao médico conhecerem melhor as intenções de ambos os lados, sendo que, dessa forma, o médico se beneficiará de estar atendendo uma gestante mais preparada.
"No momento do parto, além dos procedimentos errôneos ou desnecessários, muitas mulheres se deparam com a violência obstétrica. Esse tipo de violência se configura quando a gestante ou a parturiente sofrem ofensa verbal, descaso, tratamento rude, são vítimas de piadinhas e comentários maldosos e discriminatórios", reclama.
DN

terça-feira, 25 de março de 2014

TÁ no RM no foco - DIVULGADOS OS LOCAIS DE ENTREGA DOS DOCUMENTOS DO BOLSA ESPORTE


A Sesporte divulga nesta segunda – feira (24/03), o calendário para a entrega da documentação exigida para o Projeto Bolsa Esporte 2014, conforme o edital. Confiram os locais e horários.

Os candidatos que não entregarem no local todos os documentos exigidos pelo edital estarão automaticamente desclassificados

25 DE MARÇO É FERIADO DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO CEARÁ



Avião da Malaysia Airlines caiu e não há sobreviventes, diz premiê malaio


A companhia aérea Malaysia Airlines afirmou em nota divulgada nesta segunda-feira (24) que o Boeing 777 desaparecido desde o dia 8 de março caiu e que não há sobreviventes.
"Lamentamos profundamente dizer que temos de assumir, além de toda dúvida, que o MH370 sumiu e que nenhum daqueles a bordo sobreviveu. Temos de aceitar que todas as evidências sugerem que o avião caiu no sul do oceano Índico", diz a nota.
Familiares dos ocupantes do voo MH 370 da Malaysia Airlines, desaparecido desde o dia 8 de março, foram convocados para uma reunião extraordinária com autoridades da Malásia na manhã deste segunda-feira (24). Segundo a rede de TV SkyNews, eles receberam a opção de serem transportados em voos fretados para a Austrália.
O premiê malaio, Najib Razak, convocou ainda uma entrevista coletiva extra, após a reunião com os familiares, às 11h (horário de Brasília). A expectativa é de um anúncio importante relacionado ao desaparecimento do avião ou às buscas recentes.
Desde a semana passada, as buscas pela aeronave vinham se concentrando numa região a 2.500 km da costa sudoeste da Austrália, onde pedaços que seriam do avião foram localizados.
Na manhã desta segunda, um avião chinês e navios australianos encontraram novos objetos no sul do Índico que poderiam ser da aeronave, que desapareceu com 239 ocupantes.

Com agências internacionais

EM CANINDÉ, CRIANÇA FICA 12 HS ESCONDIDA NO MATO FUGINDO DE ASSALTANTES


Durou cerca de 12 horas o drama de uma garota de 10 anos que ficou escondida em um matagal, na localidade de Pendanga, entre os municípios de Caridade e Guaramiranga no Maciço do Baturité. A menina, filha de um comerciante, sumiu de casa por volta das 21 horas de domingo, quando quatro homens armados de revólveres calibre 38 invadiram o comércio do pai dela, Otávio Fernandes Muniz, 51 e passaram a agredi-lo. Durante a ação criminosa, Otávio Fernandes estava acompanhado da esposa, da sogra e da filha de 10 anos. Otávio foi o primeiro a ser agredido.
Ele levou várias coronhadas na cabeça. Os parentes só notaram o sumiço da menina, após a fuga dos assaltantes. Os pais da garota acreditaram que ela havia sido sequestrada pelos bandidos, que saíram do local levando dinheiro e objetos pessoais das vítimas. O comandante do 4º BPM (Canindé) tenente-coronel Natanael Cavalcante enviou patrulhas da Força Tática de Apoio (FTA) e Serviço Reservado, além do apoio de equipes dos municípios de Caridade, Mulungu, Aratuba e Guaramiranga, mas ninguém foi preso.
Por volta das 9 horas de ontem, a garota foi encontrada e falou para os policiais que passou a noite no matagal deitada debaixo de arbustos para se proteger do frio e da chuva, depois de fugir dos bandidos, temendo que eles tivessem assassinados seus pais. Ela estava toda picada de mosquitos, mas passa bem.

Antônio Carlos Alves/Colaborador
Fonte: DN 

terça-feira, 11 de março de 2014

FORTALEZA-CE: Zona de assaltos, cartazes são implantados no Cambeba como manifestações

Cansados de tantos assaltos nas ruas do Bairro Cambeba, em Fortaleza, os moradores do local decidiram realizar um protesto diferente. Em vários locais do bairro é possível encontrar cartazes alertando os riscos das zonas mais perigosas. Nos alertas, os cartazes informam: “Zona de assalto: morte eminente“. 

Fonte: Tribuna do Ceará

Se eleição no Ceará fosse hoje, Eunício seria eleito no primeiro turno


Pré-candidato do PMDB tem mais da metade dos votos válidos em todos os cenários pesquisados

"Pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi aponta que, se a eleição para o governo do Ceará fosse hoje, o pré-candidato do PMDB, Eunício Oliveira, seria eleito no primeiro turno da disputa. Ele obteve mais da metade das indicações de votos válidos em todos os cenários estipulados pela pesquisa. 
Na conjuntura mais favorável, o peemedebista lidera a disputa com 57% das intenções de voto, contra 9% de Leônidas Cristino, do PROS. 
Numa disputa mais ampliada, em que também aparece a pré-candidata do PT Luizianne Lins, Eunício é o preferido de 47% dos entrevistados. A petista aparece em segundo, com 19%, e Zezinho Albuquerque soma 6%. 
Na pesquisa espontânea, quando não são apontados os nomes dos pré-candidatos, Eunício também lidera. Ele aparece com 7% das intenções de voto, ante 5% do atual governador Cid Gomes (PROS) e 2% de Luizianne. Nesse cenário, não souberam apontar um candidato ou não responderam à pesquisa 71% dos entrevistados. 
A pesquisa foi feita de acordo com a técnica do survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. 
Foi consultada para isso parte da população eleitora no Ceará com 16 anos ou mais. Foi adotada uma amostra estratificada por cotas, com 1.600 entrevistas, para obter representatividade para o conjunto do Estado. 
Entre os que responderam a pesquisa, 64% estavam na área urbana do Estado, enquanto 36% na zona rural. Dos entrevistados, 52% eram mulheres e 48% homens. 
A margem de erro estimada para o conjunto da amostra é 2,5% para mais ou para menos.A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de fevereiro.
"Fonte:CNews

Rejeição da gestão Veveu afasta até mesmo Ivo Gomes


A crescente rejeição do governo Veveu Arruda (PT) começa a afastar até mesmo o responsável principal da estada dele na cadeira mais importante do município berço dos Ferreira Gomes. O deputado sobralense Ivo Gomes (Pros) apareceu sozinho no Desfile das Escolas de Samba, na terça-feira de Carnaval de Sobral e tem se mantido afastado de eventos na cidade. Um grupo de amigos dos FGs já aconselha os "maninhos" a retirada de Veveu  Arruda (PT) antes que seja tarde demais e o projeto afunde. Veveu  é homem sério, honesto, um grande tribuno - daria um ótimo deputado, mas para o executivo está provado que o gestor não tem aptidão. A escolha de Ivo Gomes (Pros) endossada pelos irmãos Cid e Ciro não foi a melhor. As urnas de outubro falarão.

Fonte:Blog Sobral de Prima

POLICIA DE COREAÚ PRENDE DOIS ACUSADOS DE MATA UM JOVEM E DEIXAR OUTRO FERIDO.


Na madrugada deste Domingo/09/03 por volta de 00h39m nossa equipe de reportagem acompanhou o trabalho do destacamento de polícia militar da cidade de Coreaú, a chegada de dois acusados de tentativa de homicídios e suas respectivas conduções ate a delegacia regional de Sobral-Ce. As informações repassadas para nossa equipe dão conta de que os dois acusados os irmãos de nomes Wanael Leivan Da Silva e Luiz Carlos Carneiro Da Silva, ambos tentaram contra a vida de um pai e um filho naquela localidade.

As vítimas o Sr Antonio Barbosa Da Silva lesionado com uma perfuração de arma branca no abdome e seu filho Daniel Vieira Quinto lesionado com três perfurações o mesmo não resistindo e tendo morte quase por imediato no local do crime.O Sr Antonio Barbosa teve que ser socorrido para o hospital santa casa de Sobral em estado grave.Nossa equipe procurou saber por partes dos familiares das vítimas qual seria a motivação do crime,mais pelo o fato dos mesmos estarem muitos sentidos com o ocorrido, as informações nos repassadas foram poucas, relataram apenas que foi discussão banal.


Fonte portal a desgraça